Notícias

Preços deverão aumentar em Angola com corte de 25% nos subsídios do Estado

O Governo angolano pretende cortar em 25%, equivalente a 275 milhões de euros, os subsídios que atribui às empresas públicas para manutenção dos preços aos consumidores, em serviços como transporte e energia, que deverão aumentar este ano.

A informação resulta de cálculos feitos hoje pela agência Lusa com base na proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018 e no documento aprovado para 2017, ano em que estes subsídios “a preços” atribuídos a empresas públicas não financeiras tiveram um peso, previsto, de 3,37% do total de despesas públicas.

Na proposta para 2018, que é discutida e votada na generalidade na quinta-feira, na Assembleia Nacional, o Governo propõe uma verba total para esta rubrica de 187,2 mil milhões de kwanzas (832 milhões de euros), equivalente a um peso de 1,93% nas despesas globais do OGE.

Trata-se de um corte de 62 mil milhões de kwanzas (275 milhões de euros) no espaço de um ano.

Para o ano de 2015, no OGE aprovado em dezembro de 2014, antes do agravamento da crise económica, financeira e cambial decorrente da quebra da cotação do petróleo, esta mesma rubrica tinha um peso total nas despesas públicas superior a 7%, equivalente a 520 mil milhões de kwanzas (2.300 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Acompanhando o corte para este ano, o Governo angolano aponta, no relatório de fundamentação do OGE de 2018, o objetivo de realizar um “ajustamento do preço dos bens e serviços que estão sob o regime de preços fixados”, por forma “a otimizar os subsídios a preços”.

Nas ações de política para a otimização do Setor Empresarial Público, o documento vai ainda mais longe, apontando uma “redução dos subsídios a preços nos setores de energia, água e transportes, ferroviário, marítimo e terrestre, através da revisão das tarifas”.

Mas “adotando uma abordagem de salvaguarda das camadas mais pobres da população”, lê-se ainda.

O parlamento angolano agendou para 18 de janeiro a votação, na generalidade, da proposta de lei do OGE para 2018, o primeiro do executivo liderado por João Lourenço, que prevê um crescimento económico de 4,9%.

As contas do Estado angolano para 2018 preveem um défice de 697,4 mil milhões de kwanzas (3.500 milhões de euros), equivalente a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB), traduzindo-se no quinto ano consecutivo de ‘buraco’ nas contas nacionais.

Estima despesas e receitas de 9,658 biliões de kwanzas (48.300 milhões de euros) e um crescimento económico de 4,9% do PIB.

A votação final da proposta está prevista para 15 de fevereiro, no parlamento angolano, conforme previsto na legislação, dada a realização de eleições gerais em agosto de 2017.

O défice estimado de 2,9% é o quinto consecutivo, depois dos 5,3% do PIB previstos no OGE para 2017, de 7% em 2016, 3,3% em 2015 e de 6,6% em 2014, quando se iniciou a crise das receitas petrolíferas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading