DestaquesEconomia

Presidente angolano quer ver Rússia mais activa no sector do gás em Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, manifestou hoje ao chefe da diplomacia russa o interesse de ver aquele país a participar ativamente noutros setores da economia angolana, nomeadamente a exploração de gás, e não apenas na área diamantífera.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, que se deslocou hoje a Luanda, para debater o reforço da cooperação entre os dois países, foi recebido esta manhã pelo chefe de Estado angolano, depois das conversações com o seu homólogo angolano, Manuel Augusto.

Uma nota da Casa Civil do Presidente da República de Angola enviada à Lusa refere que durante o encontro foram tratadas diferentes questões ligadas ao aprofundamento das relações bilaterais.

Em resposta, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo solicitou a Angola que adira ao Fundo dos Países Produtores de Gás, perspetivando já uma possível cooperação neste domínio.

Durante o encontro, foi igualmente abordado um pacote de acordos em fase de discussão pelas duas partes, com realce para o documento que validará as equivalências dos diplomas académicos.

Os referidos acordos agora em análise pelas partes deverão conhecer a sua conclusão e assinatura, por altura da visita que o Presidente de Angola pensa efetuar à Federação Russa, ainda este ano.

A deslocação de Serguei Lavrov a Angola enquadra-se no périplo que está a efetuar por África, que o levará ainda à Namíbia, Zimbabué, Moçambique e Etiópia.

Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação, estando a sua cooperação assente nos setores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading