DestaquesPolítica

Presidente da República coloca reestruturação das Forças Armadas Angolanas como prioridade

O Presidente da República, João Lourenço, colocou esta quarta-feira o programa de reestruturação das Forças Armadas Angolanas (FAA) como uma prioridade do Governo, dotando-as de “meios técnicos e equipamentos modernos” que permitiam uma “permanente prontidão operacional”.

“Não obstante as limitações com que o país se debate em consequência de factores sobejamente conhecidos, aproveito esta ocasião festiva para reafirmar o propósito do Governo angolano no quadro do Programa de Restruturação das FAA (Forças Armadas Angolanas) em continuar a apetrechá-las com meios técnicos e equipamentos modernos que lhes permitam manter a sua permanente prontidão operacional”, reafirmou esta quarta-feira João Lourenço, numa mensagem de felicitações a todos os ramos das FAA, instituição que assinala 28 anos de existência.

Num comunicado, o comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas destacou a formação de especialistas “a todos os níveis” e a melhoria” das “condições de vida e de trabalho dos quadros de comando e chefia e das tropas em geral” como outras questões que vão “continuar no centro das prioridades dos órgãos competentes”.

Na mensagem, o chefe de Estado angolano fez um breve resumo da história das FAA, criadas “nos primórdios da década de noventa [1991]” e que foram capazes “de ultrapassar momentos de crise e de profunda desconfiança entre as partes signatárias dos Acordos de Paz”, reorganizando-se e adaptando-se “às difíceis condições que o país então vivia”.

João Lourenço destacou que factores como “heroísmo, firmeza e determinação” dos membros das FAA foram essenciais para que a “grande batalha pela paz e o progresso social” fosse vencida.

O Presidente da República advertiu que “há novos desafios” pela frente, resultantes das “transformações ocorridas nos últimos tempos no cenário político regional e internacional”, sendo estes “consubstanciados fundamentalmente nas operações de manutenção da paz e do apoio humanitário às populações carentes, sem desprimor pela garantia da defesa de integridade” de Angola.

João Lourenço concluiu a mensagem com “uma profunda homenagem de respeito, admiração e apreço” pelos militares que, ao serviço das FAA, se sacrificaram pelos “valores mais nobres do povo angolano” e com uma nova nota de felicitações aos “bravos militares e trabalhadores civis das Forças Armadas Angolanas”.

Fonte: Lusa .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading