
O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, este sábado, uma mensagem de felicitações ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião 46.º aniversário do 25 de Abril, Dia da Revolução dos Cravos.
A revolução teve lugar em Portugal, em 1974, e resultou do movimento político e social que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.
A propósito da efeméride, o Presidente angolano referiu que a história dos dois povos está marcada por tal acontecimento que resultou dos esforços e da luta gloriosa de angolanos e portugueses.
João Lourenço sublinhou que com essa acção os dois povos puderam desencadear mudanças que conduziram à democracia em Portugal, à independência de Angola e de outros países africanos de expressão portuguesa.
O Presidente destacou, uma vez mais, as relações de amizade, de cooperação e de solidariedade entre Angola e Portugal, tendo-as considerado “intensas nessas últimas quatro décadas”.
Estou convencido de que o alto nível de compreensão recíproca da realidade de cada país, contribuirá para continuar a pôr em marcha iniciativas que conduzam ao estreitamento contínuo das relações bilaterais
Na missiva, o Chefe de Estado angolano considera fundamental a conjugação de esforços entre os dois países, num momento crítico que o mundo atravessa por motivos que se devem à covid-19.
Fonte: Angop