DestaquesEconomia

Presidente da República quer mais investimento para combater desemprego

João Lourenço, que discursava na abertura do Fórum Empresarial Nacional, reconheceu um aumento dos níveis de desemprego, que atribuiu à recessão económica registada nos últimos anos no país .

“Trata-se de um problema que deve preocupar a todos e que só será resolvido com o aumento do investimento na economia, sobretudo do investimento privado”, disse citado pela Angop.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes a 2018, avançados pela Angop, indicam que a taxa de desemprego em Angola se situa nos 28,8% por cento (cerca de três milhões de habitantes) e afecta sobretudo os jovens .

Para o chefe de Estado angolano, só com o aumento do investimento Angola poderá voltar a crescer , criar mais postos de trabalho e proporcionar aos angolanos melhores rendimentos.

Por isso, João Lourenço exortou os empresários a investirem mais nas indústrias pecuária, das pescas e do turismo.

O Presidente da República homenageou os empresários que conseguiram manter-se activos apesar da crise económica e financeira, reconhecendo o seu profundo patriotismo e capacidade de empreender em momentos e circunstâncias difíceis.

“Devem manter-se firmes, porque o compromisso do Executivo para mudar a situação é igualmente firme. As reformas que estão a ser implementadas vão, efectivamente, dar os frutos desejados para alavancar a economia angolana”, assegurou .

João Lourenço elencou uma série de medidas que estão a ser tomadas pelo Governo, nomeadamente na mobilização de recursos financeiros para financiar o sector privado angolano.

O Presidente da República apontou as linhas de crédito que estão a ser negociadas com um banco alemão e lembrou, igualmente, que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) tem orientações para utilize os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento para bonificar as taxas de juros.

A nível externo, o Presidente da República referiu que instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), ou a Agência Francesa de Desenvolvimento estabeleceram programas com o Executivo angolano para mobilizar recursos, visando financiar projectos do sector privado em Angola.

Aos empresários, João Lourenço pediu que os recursos financeiros disponibilizados sejam utilizados de modo criativo, com vista a tornar a economia angolana sustentável e menos dependente do petróleo.

“Vamos trabalhar para estabelecermos uma relação mais positiva entre o volume de crédito concedido e os resultados que almejamos alcançar em termos de produção”, sublinhou.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading