João Lourenço visita Portugal a 23 e 24 de Novembro

O atrito nas relações diplomáticas entre os dois países está sanado e João Lourenço virá a Portugal a 23 e 24 de novembro, dois meses depois de António Costa visitar Angola.

O Presidente da República angolano estará em Lisboa nos dias 23 e 24 de novembro, naquela que será a primeira visita oficial de João Lourenço a Portugal, avançou o Público (acesso condicionado) na quarta-feira. A visita acontecerá dois meses depois de António Costa se deslocar a Angola e parece, assim, estar ultrapassado o atrito nas relações entre os dois países.

A tensão entre Portugal e Angola aumentou quando, no final do ano passado, se desenrolou a operação Fizz, que levou à constituição como arguido de Manuel Vicente, ex-vice-Presidente angolano. Em janeiro deste ano, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, chegou a admitir estar “muitíssimo preocupado” com o “irritante” que estava a afetar as relações entre Portugal e Angola”.

Contudo, em maio, o Tribunal da Relação de Lisboa enviou o processo de Manuel Vicente para Luanda e o “irritante” desapareceu.

Estavam assim sanadas as relações e, em julho, António Costa anunciou que irá visitar Angola nos dias 17 e 18 de setembro.

1 comments

Deixe o seu comentário