CulturaDestaques

Presidente de Cabo Verde defende que o futuro do português está em África e no Brasil

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou esta quinta-feira que o futuro da língua portuguesa está em África e no Brasil, defendendo a sua utilização em organizações internacionais.

Numa mensagem a propósito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que, pela primeira vez, se assinala a 5 de maio próximo, o chefe do Estado, que detém a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destacou que o português é falado em oito países, nos quatro continentes, por mais de 250 milhões de pessoas.

Se o passado fez dela língua da primeira globalização, hoje o português é das línguas mais utilizadas na Internet e nas redes sociais, o que lhe dá uma importância global e reforça o seu papel no futuro. Futuro esse que passa, em muito, pela sua expansão fora da Europa, nomeadamente no continente africano e no Brasil.

Sobre a importância da promoção da língua, Jorge Carlos Fonseca recordou que a cidade da Praia acolhe a sede do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP): “Organismo importante e cujos esforços para a sua divulgação e expansão devem ser reconhecidos e apoiados, por todos nós.”

A decisão de instituir o Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificada em Novembro passado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), com o presidente em exercício da CPLP a “lançar o apelo” para o futuro do 5 de maio.

Um dia de múltiplas actividades e acções de promoção e divulgação desta nossa língua. Que possamos estabelecer uma rede de actividades, em várias cidades, juntando organismos estatais, particulares, escolas, institutos, e projectemos uma verdadeira Festa da Língua, com a participação de professores e escritores

Jorge Carlos Fonseca afirmou ainda ser necessário transformar a língua portuguesa “cada vez mais” num “instrumento de trabalho, nas organizações internacionais mais importantes”.

E que os nossos jovens façam dela uma ferramenta essencial para a aquisição de conhecimentos e a sua formação como homens e mulheres, capazes de garantir um mundo melhor, mais livre, mais solidário e mais justo

Integram a CPLP Angola – que este ano assume a sua presidência rotativa –, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.

Fonte: Interlusófona

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading