Presidente de Itália em visita de Estado a Angola de 05 a 07 de Fevereiro

O Presidente de Itália, Sérgio Mattarella, vai efectuar uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa Civil do Presidente da República.

O jornal italiano Il Messaggero avança que no dia 06 de Fevereiro, Sérgio Mattarella manterá um encontro oficial no Palácio da Cidade Alta com o seu homólogo angolano, João Lourenço .

publicidade

No dia 07 de Fevereiro, o Presidente italiano visitará a Assembleia Nacional, onde deverá fazer um discurso solene na presença de deputados e membros do Executivo angolano.

“Angola espera a colaboração de Itália para diversificar a economia e reduzir a sua dependência do petróleo”, disse Florêncio de Almeida, embaixador de Angola na Itália.

A Itália tem desde 1980 uma forte relação empresarial com Angola, sobretudo no domínio do petróleo, com a petrolífera ENI, em parceria com a Sonangol, a explorar vários blocos em águas profundas no “offshore” angolano.

Primeiro país da Europa ocidental a reconhecer Angola como país independente, em Fevereiro de 1976, ano em que os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas, Itália tem também interesses no domínios da agricultura, defesa, turismo e finanças.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

A última visita de um alto representante do Estado transalpino a Angola aconteceu em Novembro de 2017, com a deslocação do então primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, substituído em 2018 por Giuseppe Conte.

Antes de Gentiloni, Matteo Renzi, também chefe do Governo italiano, visitou Angola em Julho de 2014.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário