DestaquesMundo

Presidente do Mali renunciou ao poder após golpe militar

Depois do golpe militar, que teve início comoprotesto salarial, o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita anunciou pela televisão a renúncia ao cargo. O Presidente e o primeiro-ministro, Boubou Cissé, foram escoltados por soldados das Forças Armadas.

Tudo aconteceu após um tumulto na base militar de Kati, a 15 km da capital, Bamako. Um protesto salarial ganhou dimensão e redundou numa investida para derrubar o governo, depois de meses de protestos populares contra a corrupção, má gestão e aumento da violência. Os soldados que assumiram o poder anunciaram entretanto a criação de uma “Comissão Nacional para a Salvação do Povo”.

Já há reacções oriundas de diferentes latitudes. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, advertiu, através das redes sociais que um golpe de Estado “nunca é a solução para uma crise, por mais profunda que seja”. O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, condenou, “energicamente” as referidas detenções.

Keïta venceu um segundo mandato nas eleições de 2018. A notícia da saída do Presidente foi muito bem recebida pelos manifestantes contra o Governo.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading