DestaquesPolítica

Presidente exonera Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas

O Presidente angolano João Lourenço, nomeou esta segunda-feira o general António Egídio de Sousa Santos “Disciplina” Para Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas angolanas , substituindo no cargo Geraldo Sachipengo Nunda, exonerado também por decisão de João Lourenço.

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, enviada hoje à imprensa, dando conta da exoneração do general António Egídio de Sousa Santos “Disciplina” do cargo de Chefe do Estado -Maior General -Adjunto para a Área de Educação Patriótica das Forças Armadas Angolanas (FAA) pelo chefe de Estado, João Lourenço.

Em decorrência da nomeação como novo Chefe do Estado -Maior das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço promoveu ainda Egídio de Sousa Santos “Disciplina” ao grau militar de general-de-exército, entre outras mexidas naquela organização militar.

Nascido a 13 de setembro de 1952 em Nharea, província do Bié, Geraldo Sachipengo Nunda abandonou as FALA ( Forças Armadas da UNITA) em janeiro de 1993, incorporando-se nas FAA.

O novo CEMG das FAA.

O novo Chefe do Estado -Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMG-FAA), Egídio de Sousa Santos “Disciplina ” , nasceu no município de Calandula, província de Malanje. Estudou na Missão do Quéssua e é professor de História na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto em Luanda.

É licenciado em Filologia, pela Escola Superior Político-Militar de Lvov, ex-URSS em 1985 e em Ciências da Educação, pelo Instituto Superior de Educação (ISCED) do Lubango, província da Huíla em 1990.

Em 1994, conclui o Mestrado em História da África Negra, pela Universidade de Paris I, Panthéon- Sorbonne. Tem desde 2005, um Doutoramento em Ciências Sociais, opção História, pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais ( EHESS), em Paris, defendendo a sua tese, sobre a ” A cidade de Malanje na História de Angola, dos finais do século XIX até 1975″, um trabalho de pesquisa com mais de 600 páginas e dividido em três partes e que resultou num livro já publicado.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading