DestaquesPolítica

Presidente prolonga estado de emergência até 10 de Maio

Numa declaração ao País, a propósito da prorrogação do regime de excepção, por mais 15 dias (de 26 de Abril a 10 de Maio), João Lourenço declarou que “o levantamento definitivo do Estado de Emergência e das restrições dependerá, sobretudo, da forma como forem cumpridas as medidas” impostas pelas autoridades, e sublinhou que essa decisão dependerá “do comportamento individual e colectivo” dos angolanos.

Segundo o Presidente, a prevenção continua a ser a melhor e a mais eficaz forma de luta contra o perigo mortal da covid-19, que já infectou 25 pessoas em Angola.

João Lourenço apelou à manutenção das medidas básicas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias, reiterando que os angolanos têm a exacta noção de quão difícil é observar o regime de confinamento forçado, pela ameaça do coronavírus.

Segundo o governante, este é o melhor caminho a seguir, como contribuição de Angola na luta global contra a pandemia, porquanto permitiu controlar o risco de propagação da doença no País.

Apelou, ainda, ao sentido de responsabilidade dos angolanos, fazendo cada um a sua parte, ficando em casa, lavando as mãos com frequência, mantendo a distância recomendada e o uso da máscara no transporte público, nos mercados entre outros locais.

O Chefe de Estado enalteceu também o empenho dos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e especialistas, policiais, militares, empresários, líderes religiosos, jornalistas e figuras da sociedade civil, pela luta comum contra a covid-19.

O novo período do estado de emergência começa a 26 deste mês, domingo, e termina a 10 de Maio. Segundo o Presidente, há algumas medidas de alívio em grande parte do País, abrindo-se a possibilidade do retomar paulatino da actividade económica.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading