DestaquesEconomia

Pressão mediática leva Isabel dos Santos a vender posição no EuroBic

A empresária angolana decidiu deixar de ser acionista do EuroBic, segundo um comunicado do banco que informa que já está em curso o processo de venda da posição de 42,5%.

Num comunicado enviado às redacções, o banco informa que Isabel dos Santos tomou a decisão de vender os 42,5% de capital que detém no EuroBic.

A venda já está em curso e, segundo o banco liderado por Teixeira dos Santos, deverá ser concretizada “a muito breve prazo”. Na comunicação ao mercado, a instituição financeira afirma que Isabel dos Santos “renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto ”. Também outros administradores do banco, indicados por sugestão da empresária – Vanessa Loureiro e Rui Lopes –, renunciaram aos cargos que detinham na estrutura do EuroBic, avançou o documento.

No início da corrente semana, o EuroBic anunciou um corte de relações comerciais com Isabel dos Santos e adiantou que vai fazer uma auditoria às operações relacionadas com a Sonangol. O Luanda Leaks, como foi denominado o escândalo financeiro, revelou no passado fim-de-semana várias transferêncisa suspeitas de fundos de uma conta da Sonangol, no EuroBic, para uma empresa no Dubai controlada por pessoas com ligações a Isabel dos Santos.

A reação do banco resultou da pressão provocada pelas notícias relacionadas com o caso Luanda Leaks. Ainda esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou que a empresária Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Poucos minutos depois de o EuroBic ter divulgado o comunicado no início desta semana, o Banco de Portugal também veio a público falar sobre o caso. O supervisor anunciou que pediu informações à instituição financeira sobre se agiu de acordo com as regras de branqueamento de capitais e repetiu que está a avaliar toda a nova informação em termos avaliação da idoneidade de Isabel dos Santos.

Fonte: com jornal ECO

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading