Primeiro satélite de Angola em órbita em Dezembro

O AngoSat-1, o primeiro satélite de comunicações de Angola, será lançado para colocação em órbita terrestre no dia 7 de Dezembro, disse quinta-feira o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação em declarações à Rádio Luanda.
José Carvalho da Rocha, que falava sobre os benefícios do primeiro satélite angolano, disse ainda que o projecto abrangerá todo o território do país quando entrar em funcionamento e mencionou, a título de exemplo, a realização de exames médicos com recurso à telemedicina a fim de suprir a falta de médicos especialistas.
Uma experiência deste género foi realizada há 15 dias entre as cidades de Luanda e Bengo, tendo um médico especialista do Hospital Américo Boavida (Luanda) ter efectuado uma consulta de ortopedia a um paciente do centro médico de Pangu Aluquém (Bengo).
O satélite AngoSat-1, construído por um consórcio russo, será lançado a partir da plataforma de lançamento de Baikonur, no Casaquistão, de acordo com a agência noticiosa russa Sputnik, citando Yevgeny Mikrin, vice-director-geral da empresa Korolev Rocket and Space Corporation Energia.