Mundo

Principal fornecedor de petróleo a Angola suspeito de furar embargo à Coreia do Norte

A ‘holding’ Trafigura, a principal fornecedora de petróleo a Angola, aparece citada numa investigação da Bloomberg como uma das empresas que consegue furar as sanções económicas impostas à Coreia do Norte, vendendo petróleo a este país.

“A aplicação de medidas internacionais para limitar as vendas à Coreia do Norte está a tornar-se quase impossível porque os fornecedores estão a usar práticas antigas que ajudam a esconder a origem e o destino das cargas de petróleo”, escreve a agência de informação financeira, citando especificamente a Trafigura.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul disse na semana passada que o Grupo Trafigura era o dono da carga transportada pelo petroleiro Lighthouse Winmore e que as autoridades estavam a investigar a transferência para a Coreia do Norte, recorrendo à técnica antiga de desligar os transmissores durante algum tempo, o suficiente para que dois petroleiros se aproximem e consigam fazer o transbordo da carga sem haver registo da sua localização.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo