ComunidadesSociedade

Processo Fizz: Carlos Silva testemunha em casa ou no Consulado Português em Luanda

Carlos Silva, presidente do Banco Privado Atlântico (BPA), informou o tribunal, que julga o processo Fizz, que disponibiliza a sua própria casa em Luanda para ser inquirido por videoconferência ou Skype. O banqueiro foi uma das testemunhas chamadas a prestar declarações presencialmente, mas rejeitou essa hipótese.

A solução apresentada por Carlos Silva, também vice-presidente do BCP, surge na sequência da resposta de Angola à carta rogatória enviada pelo tribunal português a solicitar a inquirição de testemunhas angolanas através de Skype. A Justiça angolana refere que a diligência não pode ser realizada por inexistência de ferramentas adequadas quer nas instalações da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola, quer nos tribunais. E acrescenta que, mesmo que estivessem reunidas todas as condições, a diligência não poderia ser realizada no dia marcado, dado “o reduzido tempo concedido para a notificação das testemunhas”, lê-se no despacho da PGR angolana junto aos autos, datado de 26 de janeiro.

A inquirição de Carlos Silva é fundamental para o desenrolar do processo, já que Orlando Figueira, o ex-magistrado acusado de corrupção, garante que Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano, nada tem a ver com a sua saída do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e que foi o banqueiro angolano, Carlos Silva, quem o convidou a trabalhar em Angola.

Entretanto, o tribunal já apurou junto do Consulado Português em Luanda a possibilidade de serem ouvidos por videoconferência os cidadãos portugueses ou com dupla nacionalidade. O angolano Carlos Silva reside em Angola, mas também tem nacionalidade portuguesa há vários anos . Este facto era, até há pouco tempo, desconhecido pelo tribunal.

O Ministério Público e a defesa dos arguidos: Paulo Blanco, Orlando Figueira e Armindo Pires, têm agora oito dias para se pronunciarem . O colectivo de juízes pretende ainda ouvir os angolanos N’gunu Olívio Noronha Tiny, Manuel António Costa e Agostinho Afonso.

Fonte : CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading