Comunidades

Processo Fizz: Procurador Orlando Figueira liga Carlos Silva a uma teia de corrupção

O procurador Orlando Figueira, condenado por ter sido corrompido pelo ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, associa o banqueiro angolano Carlos Silva, o advogado Daniel Proença de Carvalho e os seus filhos à teia de corrupção investigada no processo Fizz.

Na acção cível contra o banqueiro angolano Carlos Silva e o advogado Daniel Proença de Carvalho, na qual pede uma indemnização de 15 milhões de euros por danos morais e patrimoniais, Orlando Figueira assegura que os filhos de Daniel Proença de Carvalho: Graça, João e Francisco Proença de Carvalho estão ou estiveram ligados a empresas de Carlos Silva, ex-presidente do Banco Privado Atlântico Europa.

Graça Proença de Carvalho foi administradora do BPA Europa e Francisco Proença de Carvalho é accionista da sociedade Ifogest, “empresa familiar de Hortênsio Silmaria da Silva, pai de Carlos Silva”.

O procurador acusa Carlos Silva e Proença de Carvalho de lhe terem montado uma armadilha para o afastar da magistratura. O magistrado afirma que foi Carlos Silva quem o aliciou para ir trabalhar para Luanda, e não Manuel Vicente como defende a acusação.

Assegura que o banqueiro angolano ainda lhe prometeu o pagamento das despesas com a sua defesa em tribunal em troca do seu silêncio. O objectivo era afastá-lo dos inquéritos que tinha em mãos no DCIAP e que visavam angolanos.

Orlando Figueira também defendeu que foi Daniel Proença de Carvalho quem serviu de intermediário na cessação do contrato de trabalho, que foi assinado por si com a empresa Primagest.

Quando Orlando Figueira começou a ficar com pagamentos em atraso, deu conta desse facto a Iglésias Soares, ex-administrador do BCP que falou com Carlos Silva, na altura vice-presidente do banco. Carlos Silva disse a Iglésias Soares para Orlando Figueira contactar com Daniel Proença de Carvalho.

Ao longo do julgamento, Orlando Figueira alegou que saiu da magistratura para ir trabalhar para Angola , depois de fazer um contrato com a empresa Primagest que pertenceria a Carlos Silva. Negando sempre que tivesse sido Manuel Vicente a contratá-lo.

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading