Procuradores-gerais de Angola e Portugal reúnem-se em Lisboa esta quinta-feira

O Procurador-Geral da República (PGR) Hélder Pitta Grós vai encontrar-se com a PGR de Portugal, Lucília Gago, avançou a SIC e o Expresso. A reunião vai ter lugar em Lisboa, esta quinta-feira às 15h, confirmou a PGR ao jornal ECO, sendo este o primeiro encontro desde que foi divulgado o caso Luanda Leaks, a investigação que detalha esquemas financeiros que envolvem Isabel dos Santos e o marido.

O PGR de Angola tinha já sinalizado que poderia pedir a colaboração das autoridades portuguesas, tanto na investigação do império financeiro como para notificar e ouvir os cidadãos portugueses que estão envolvidos nos processos. Sarju Raikundalia, Jorge Brito Pereira, Paula Oliveira e Mário Leite da Silva são alguns dos visados.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

De acordo com a investigação do consórcio de jornalismo de investigação, ICIJ, a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos terá utilizado fundos públicos para fazer crescer a sua fortuna. Foi na liderança da Sonangol que terá transferido milhões de dólares para uma sociedade sua no Dubai, recorrendo ao EuroBic.

A PGR de Angola está a investigar estas transferências e admitiua possibilidade de emitir um mandado de captura visando a empresária, uma vez que Isabel dos Santos está ausente do país.

Já a PGR portuguesa referiu que “mantém uma estreita colaboração com a sua congénere angolana, tendo renovado em 26 de Abril de 2019 o Acordo Adicional ao Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral da República de Angola”, disse ao jornal ECO.

A responsável pela PGR portuguesa, Lucília Gago, garantiu que “neste dará seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional que lhe sejam dirigidos”.

Fonte: ECO

Deixe o seu comentário