DestaquesJustiça

Procuradores-gerais de Angola e Portugal reúnem-se em Lisboa esta quinta-feira

O Procurador-Geral da República (PGR) Hélder Pitta Grós vai encontrar-se com a PGR de Portugal, Lucília Gago, avançou a SIC e o Expresso. A reunião vai ter lugar em Lisboa, esta quinta-feira às 15h, confirmou a PGR ao jornal ECO, sendo este o primeiro encontro desde que foi divulgado o caso Luanda Leaks, a investigação que detalha esquemas financeiros que envolvem Isabel dos Santos e o marido.

O PGR de Angola tinha já sinalizado que poderia pedir a colaboração das autoridades portuguesas, tanto na investigação do império financeiro como para notificar e ouvir os cidadãos portugueses que estão envolvidos nos processos. Sarju Raikundalia, Jorge Brito Pereira, Paula Oliveira e Mário Leite da Silva são alguns dos visados.

De acordo com a investigação do consórcio de jornalismo de investigação, ICIJ, a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos terá utilizado fundos públicos para fazer crescer a sua fortuna. Foi na liderança da Sonangol que terá transferido milhões de dólares para uma sociedade sua no Dubai, recorrendo ao EuroBic.

A PGR de Angola está a investigar estas transferências e admitiua possibilidade de emitir um mandado de captura visando a empresária, uma vez que Isabel dos Santos está ausente do país.

Já a PGR portuguesa referiu que “mantém uma estreita colaboração com a sua congénere angolana, tendo renovado em 26 de Abril de 2019 o Acordo Adicional ao Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral da República de Angola”, disse ao jornal ECO.

A responsável pela PGR portuguesa, Lucília Gago, garantiu que “neste dará seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional que lhe sejam dirigidos”.

Fonte: ECO

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading