Notícias

Protecção civil angolana forma técnicos para melhorar informação sobre desastres

Angola está a formar quadros da área de proteção civil e bombeiros para melhorar a gestão de informação antes e após um desastre, evitando desta forma a dispersão das atenções.

Os 52 técnicos da direção nacional e provinciais estão a receber a formação num seminário de três dias, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).

No futuro, estes técnicos serão também eles formadores.

Na abertura do evento, o secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Hermenegildo Félix, destacou que as bases de dados de inventariação dos desastres existentes no país, “ainda que insuficientes”, poderão constituir uma mais-valia nos processos de recolha, registo sistemático, organização, armazenamento e análise de dados sobre perdas decorrentes de catástrofes.

“Assumimos assim o compromisso de nos próximos tempos as comissões provinciais de proteção civil trabalharem no sentido de integrarem as diferentes ferramentas de gestão de informação, a fim de se melhorar os mecanismos de produção da informação, o sistema de armazenamento e a sua disseminação”, disse.

Em declarações à imprensa, à margem do seminário, o comandante do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Bênção Cavila Abílio, disse que constitui uma dificuldade para as suas ações a deficiente informação existente sobre ocorrências, desastres e calamidades que ocorrem no país, na medida em que as mesmas chegam a ser contraditórias.

“A título de exemplo, falou-se muito a cerca da seca no Caimbambo, [província angolana de Benguela], mas não era seca, era uma estiagem ligeira que houve lá, porque choveu em alturas impróprias, mas a informação veiculada pelas pessoas, nas redes sociais, dá sempre um alarido e procura dramatizar a informação”, salientou.

Segundo o responsável, como consequência da deficiente informação, são protelados os apoios para as áreas que assim o exigem no momento.

“Ao invés de lançarmos as nossas atenções para o Curoca [província angolana do Cunene], que não está em melhores condições que as outras áreas, quando a informação vem deficiente então desvia as atenções para aquelas áreas onde não deveríamos concentrar as nossas atenções”, exemplificou.

Os participantes ao seminário vão receber formação sobre conceitos de informação e conhecimento de gestão, recolha de dados (antes, durante e depois da emergência), resultados da gestão de informação (análise da situação e informação) e absorver a experiência da África do Sul na gestão de informação e de risco de desastres.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading