Notícias

Quadros da TAP suspeitos de”lavar” 25 milhões de Angola

Um esquema ilícito de branqueamento de capitais utilizou a TAP para “lavar” mais de 25 milhões de euros de responsáveis da petrolífera angolana Sonangol, avança hoje o Correio da Manhã (CM). Eram quatro os altos quadros da companhia aérea portuguesa envolvidos no esquema, entre eles o ex-administrador da empresa, Fernando Jorge Alves Sobral. Os restantes (todos ligados à área da manutenção), eram José Santos, Vítor Pinto e Pedro Pedroso.

Os quatro responsáveis da TAP, acusados pelo Ministério Público após investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, terão permitido e ajudado a montar em Portugal um esquema de falsas prestações de serviços da TAP à Sonair, uma subsidiária da Sonangol.

Através deste esquema, refere o CM, terão sido transferidos para Portugal fundos pertencentes a responsáveis da petrolífera angolana e de proveniência ilícita. Após circularem por várias contas, “aterrando” em contas offshore, os fundos eram utilizados para adquirir vários imóveis de luxo na Grande Lisboa.

A investigação levou à apreensão de nove casas de luxo e 21 contas bancárias.

Estes motivos levaram a que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) acusasse um total de sete indivíduos da prática dos crimes de corrupção activa com prejuízo no comércio internacional, branqueamento e falsificação de documentos. Além dos quatro altos quadros da TAP, estão também acusados os advogados João Gomes Correia, Miguel Alves Coelho e Ana Paula Reais. O Ministério Público entende que estes advogados terão sido intermediários no esquema de branqueamento, nomeadamente através de falsos serviços de consultoria.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading