Mundo

Quatro países africanos aplicaram a pena de morte em 2018

A Amnistia Internacional (AI) salienta que o avanço relativamente à aplicação da pena de morte na África subsaariana se manteve “relativamente positivo”, explicando que o decréscimo no número de execuções se deveu essencialmente à Somália e apesar do aumento “chocante” das mortes no Sudão do Sul.

Dois países que não tinham aplicado a pena capital em 2017, o Botswana e o Sudão, retomaram a punição em 2018, juntando-se à Somália e Sudão do Sul como os únicos países com excepções naquela região no ano passado.

O Burkina Faso, que aboliu a pena de morte para crimes de delito comum, e a Gâmbia tiveram uma evolução positiva, enquanto a Mauritânia e a Nigéria se distinguiram pela negativa, alargando o âmbito de aplicação desta prática.

O número de condenações à morte diminuiu drasticamente, de 878 registadas em 2017 para 212 em 2018, embora os países que decretaram essa sentença tenham aumentado de 15 para 17.

A diminuição das condenações deveu-se principalmente a uma redução do número de sentenças de morte na Nigéria.

Segundo a AI, a Guiné Equatorial não registou qualquer execução nem condenação à pena capital no ano passado. As autoridades equato-guineenses impuseram uma moratória à pena de morte desde a adesão do país à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2014, e o Presidente Teodoro Obiang Nguema, afirmou recentemente que o parlamento está a analisar uma lei com vista à abolição definitiva da pena de morte.

Fonte: JN.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading