DestaquesMundo

Quem é Miguel Díaz-Canel, o novo presidente de Cuba?

Defensor de uma revolução que ele não lutou, novo presidente é tido como parte de uma estratégia do próprio Raúl Castro.

A estratégia de Raúl Castro teve por objectivo apresentar o candidato “ideal” à frente do país que, pela primeira vez em quase seis décadas, não terá um presidente com o sobrenome Castro.

Segundo a oposição a escolha foi feita “a dedo”, a confirmação veio agora com as eleições gerais da Assembleia Nacional, Díaz-Canel obteve 92,85% dos votos ao cargo de deputado. Foi somente superado pelo próprio Raúl, que foi eleito deputado por 98,77% dos delegados.

No interior da ilha, aqueles que seguem a linha para reformar o socialismo cubano a partir das instituições políticas apostam em Díaz-Canel como o “homem da mudança” parecem não saber que o seu poder real será limitado: no plano político, porque Raúl Castro continuará à frente do Partido Comunista até 2021 (ou até que sua saúde permita). O partido governista é o órgão que rege a sociedade cubana, segundo está estabelecido pela Constituição.

No plano militar, o controle é exercido actualmente por Alejandro Castro Espín, filho de Raúl Castro, sobre o sector e sobre os serviços de inteligência e segurança nacional. No plano económico, o monopólio é do grupo Gaesa, que domina quase toda a economia varejista e o turismo, é controlado. A oposição na ilha e no exílio considera Miguel Díaz-Canel uma simples marionete.

Mesmo que a maioria dos cubanos o considere “o eleito” para esta nova etapa na qual Cuba entrará após o fim da era Castro, nos últimos anos Díaz-Canel vem demonstrando estar disposto a servir à revolução com uma fidelidade absoluta.

Aos 57 anos, o seu porte atlético e uma histrionice minuciosamente estudada nos momentos em que se aproxima do povo fazem com que muitos cubanos digam que o ex-professor universitário é um homem “porreiro”; que “é um homem carinhoso com a sua mulher”; que “bebe rum com o povo”; e até que, no contexto das últimas tendências desportivas em Cuba, “foi quem decidiu transmitir os jogos de futebol e directo na televisão” e que é “fanático” do Barcelona.

Para muitos, Díaz-Canel é apenas uma figura decorativa de uma estrutura ideológica e política que, segundo garantem, dará continuidade à herança de Fidel e Raúl.

Curiosamente, Raúl Castro deixa a presidência nesta quinta-feira, 19 de abril, data histórica para a ilha – foi o dia da derrota dos EUA na fracassada invasão da Baía dos Porcos, em 1961. O acontecimento é considerado, pelo governo cubano, “a primeira derrota do imperialismo na América”.

Mas a data também deverá ser histórica para Díaz-Canel, que faz 58 anos nesta sexta-feira (20/04), dia em que já acordará como o primeiro presidente do que grande parte dos analistas políticos está chamando de “era neocastrista”.

A ideologia do chamado “neocastrismo” é o dinheiro. Mesmo assim, durante a consolidação dessa nova corrente na “era raulista”, simulou-se um apego fanático à ideologia do “fidelismo”. Fazendo regredir várias das mais importantes “aberturas” com as quais Raúl Castro tentou maquiar a face obscura da Revolução para o mundo, utilizou-se as estratégias propagandísticas e de repressão tradicionais do castrismo como plataforma para manter o apoio dos sectores mais conservadores do governo e dos partidários fidelistas do povo.

Uma peça fundamental dessa nova estratégia foi a figura de Díaz-Canel exercendo suas funções como vice-presidente, cargo ao qual ascendeu por sua proximidade a Raúl numa carreira meteórica que o levou de segundo secretário da União de Jovens Comunistas, em 1990, a primeiro secretário do Partido nas províncias de Villa Clara (1994) e de Holguín (2003). Dali, passou a ministro da Educação Superior em 2009 e à vice-presidência de Cuba em 2013.

Os seus últimos discursos mostram que, uma vez consolidada a ascensão dos neocastristas a quem ele serve, as metas de Díaz-Canel como futuro presidente deverão ser manter a mão de ferro, a ausência de diálogo com a oposição e a táctica de enfrentamento com os EUA que caracterizou o mandato de Fidel Castro.

Fonte: DW

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading