DestaquesMundo

Quénia lança satélite de fabricação própria

Primeiro satélite de fabricação própria do país é obra de cientistas da Universidade de Nairobi, apoiados por especialistas japoseses. Foi lançado desde Tsukuba, no Japão, na sexta-feira (11.05).

O Quênia lançou no espaço o seu primeiro satélite de fabricação própria, esta sexta-feira (11.05), desde o Centro Tsukuba, que pertence à Agência Espacial do Japão em Tóquio.

O nanossatélite, um cubo denominado 1KUNS-PF pesa 1,2 kg e mede dez centrímetros de comprimeiro e dez de altura, é capaz de fornecer observação terrestre limitada e transmissão de áudio.

O aparelho é obra de cientistas da Universidade de Nairobi, apoiados por especialistas da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), entre outros.

A equipe esperava “fazer história” ao se aventurar na ciência espacial, disse o vice-chanceler da universidade, Peter Mbithi.

Utilidade do satélite

Espera-se que o 1KUNS-PF esteja em órbita em 18 meses a cerca de quatro mil quilômetros da Terra. O satélite será usado em setores como previsão meteorológica, vigilância da vida selvagem, elaboração de mapas de segurança alimentar e gestão de desastres naturais.

O nanossatélite “leva duas poderosas câmeras e microfones, que ajudarão a captar imagens e gravar sons antes de postá-los na internet”, explicou o professor da Escola de Engenharia da Universidade de Nairobi, Mwangi Mbuthia.

A ministra queniana de Educação, Amina Mohamed, descreveu o lançamento do satélite, que custou cerca de 834 mil euros, como um dos mais “notáveis desenvolvimentos científicos do nosso tempo”.

NA África subsaariana, apenas Gana, Nigéria e África do Sul contam com satélites em operação no espaço.

A 26 de dezembro de 2017, Angola lançou seu primeiro satélite no espaço construído por um consórcio estatal russo, o Angosat-1 foi lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. No entanto, há controvérsias sobre se o Angosat-1 ainda existe ou se encontra-se ou não em órbita.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading