Notícias

Rádio Ecclésia cada vez mais perto da expansão do sinal

Só falta resolver questões técnicas para a Ecclésia começar a transmitir para todo o país. Quanto a ajudar a estancar a proliferação de seitas, como gostaria o Presidente angolano, a emissora diz que não é seu objetivo.

Depois de muitos anos de proibições, a Rádio Ecclésia em Angola vai finalmente poder expandir o seu sinal para todo o país. O Presidente João Lourenço recentemente deu luz verde para tal, embora lembre que a rádio da Igreja Católica tenha sido impedida de chegar a mais gente por certas “razões”. O Presidente espera ainda da Emissora Católica de Angola determinadas posturas que não vão exatamente na linha de atuação da estação. Conversamos com o padre Augusto Epalanga da Rádio Ecclésia.

Em termos práticos o que falta para a expansão do sinal?
Augusto Epalanga (AE):
 Neste momento estamos na fase da reavaliação técnica, porque certamente sabiam que tínhamos um projeto de expansão já faz tempo. No âmbito deste projeto tínhamos instalado emissores e alguns estúdios em dezassete das dioceses de Angola.

Agora estamos a reavaliar as condições técnicas de conservação, para ver como ficaram conservados esses aparelhos e até já sabemos que alguns materiais estão danificados por causa do tempo. E para além disso estamos a negociar com o Ministério da Comunicação Social a questão das frequências para as dioceses e vamos retomar o projeto de forma gradual.

João Lourenço disse também que havia motivos que impediam a expansão, embora não tenha mencionado os motivos. Quais são?
AE: Neste momento não sei se serei a pessoa mais indicada para falar desses motivos. Mas digamos que são aqueles relacionados com a situação política que estávamos a viver. Tudo se resumia a falta de vontade política.

África: E já estão ultrapassadas essas diferenças?
AE: Acredito que sim, estamos a viver uma nova fase. Tudo dá a entender que as coisas estão superadas, as burocracias estão superadas. Agora o que falta são os aprimoramentos técnicos, como eu disse.

O Presidente de Angola tem esperança que a expansão do sinal da Rádio Ecclésia ajude a estancar a proliferação de seitas que surgiram nos últimos anos em Angola. Esse é um dos vossos objetivos também?

E sob o ponto de vista da liberdade de expressão e de imprensa qual é o ganho mais visível para a Rádio Ecclésia neste momento?
AE: A Rádio Ecclésia sempre pautou por andar sempre de acordo com a sua linha editorial. E na sua lógica sempre abordou assuntos que, de qualquer maneira, provocaram de quando em vez confrontos, se é que me posso expressar assim, aquilo que vai contra a própria liberdade de expressão e de imprensa. Agora o ganho é maior porque nessa altura tudo fica mais claro e os ganhos são maiores nesse sentido.

Fonte: DW

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading