Eugénio Costa AlmeidaOpinião

Reflexões 5: E dos actos eleitorais…

1. Alguns dos vectores mais relevantes da Democracia prende-se com o direito que todos terem capacidade e plano de eleger, de questionar, de criticar, de exigir, de repudiar, ou, mais concretamente – e é um caso nada virgem – o de solicitar de deposição ou destituição, vulgo, impeachment – um termo norte-americano para cassar um presidente e adoptado pelos nossos irmãos brasileiros –, de um Presidente.

Se ele foi eleito e não cumpre com as regras democráticas constitucionais, este é um dos meios para fazer cassar um eleito.

2. Pois foi isso que a deputada Welwitschea “Tchizé” dos Santos em entrevista à agência portuguesa LUSA e ao matutino português Público o exigiu. É um direito, enquanto cidadã e enquanto deputada, que lhe assiste.

Já as razões e a forma não me pareceram a mais adequada, ou seja, fazê-lo por via da comunicação social e fora do espaço para que foi eleita e onde, segundo o partido, o MPLA, por qual foi eleita, diz não fazer assento há mais de 90 dias. Creio que de acordo com o regimento e sem justificação plausível, pode dar direito à cassação – leia-se impeachment –, do seu cargo de deputada. Parece, e a fazer fé nas mesmas declarações partidárias, que no início, as suas ausências seriam por razões de apoio a um filho doente; agora, pelas suas declarações explosivas, seria porque teme pela sua vida.

Ninguém põe as mãos no fogo por ninguém. Mas nem mesmo outros familiares da Tchizé, embora criticando – como é o seu direito, enquanto cidadãos, diga-se – a governação do Presidente João Lourenço, alguma vez os ouvi reclamar de protecção por sentirem a sua vida em perigo.

Em eventual perigo de poderem ser detidos por efeitos de averiguações judiciárias, sim; por temerem pela vida, não.

Mas a deputada Tchizé, que quer que a Assembleia Nacional, onde ela não tem estado presente, crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito (VPN) à administração Lourenço que, segundo a ainda deputada, estará a abusar do poder (Folha 8) e «a fazer um golpe de Estado às instituições” (Novo Jornal)», é que sabe. E ele afirma ter documentos que podem sempre a salvaguardar. De quê? Ela que o afirme em local próprio. Como diz que tem a protecção da justiça britânica, onde paga todos os seus impostos – estranho para quem é deputada nacional –, deveria entregar àquela os tais documentos que a podem salvaguardar…

3. Por norma, e quando se trata do mais alto magistrado de um País, escrevo, em maiúsculas, a palavra presidente. Mas quando se sabe o que se soube esta semana, só posso escrever que o presidente do Togo, Faure Gnassingbé, um jovem, face ao habitual alto sexagenismo de muitos dos nossos líderes africanos – tem 52 anos e está no poder desde 2005, após suceder(!!) a seu pai, o general Eyadema Gnassingbé, – fez aprovar , na passada quarta-feira (08.05.2019) pelo Parlamento, uma «reforma constitucional que põe “a zeros” o contador de mandatos e [lhe permitira] ficar no poder até 2030» (Deutsch Welle).

A medida constitucional – leia-se, a nova Constituição (aprovada por 90 dos 91 deputados presente e onde a oposição, que boicotou a eleições invocando fraude eleitoral, não está presente – institui que «o Presidente da República é eleito através de um sufrágio universal, livre, direto e secreto para um período de 5 anos, que pode ser renovado uma vez». A nova Constituição permite que Gnassingbé possa não só se recandidatar, como estará «coberto de uma imunidade vitalícia» (DW). Resumindo, tirando a “vitalícia” tudo o resto não nos é estranho…

4. A Guiné-Bissau, nosso parceiro na CPLP e na lusofonia, mesmo após as eleições legislativas que deu a vitória minoritária do PAIGC – não era altura de estes alterarem a sua sigla e denominação só para PAIG-B, dado que se só circunscrevem, e bem, à Guiné-Bissau? – e permitiu ver criada uma “coligação” de incidência parlamentar visando a governação pelo PAIGC, continua a não só não ter governo, como a Assembleia Nacional Popular (AN) está inoperacional porque dois dos partidos da oposição – o MADEM-G15 (M-G15) e o Partido da Renovação Social (PRS) (VOA em português) – a boicotarem os inícios dos trabalhos porque o M-G15 viu o seu deputado ser recusado para o cargo (por direito do M-G15) de primeiro vice-presidente e não quer substituí-lo. Ora recordo que em Portugal, um partido, no caso, o PSD, também viu o seu candidato a Presidente da Parlamento ser derrotado pelos seus pares e esse partido ter de o substituir. Se houvesse vontade democrática do M-G15 e do PRS em avançar com o Parlamento, isto já tinha sido ultrapassado. É assim a Democracia representativa.

Mas parece que haverá quem esteja de acordo com a situação. Se não está, nada faz por a resolver ou modificar o actual status quo. No caso o Presidente José Mário Vaz – também reconhecido por JOMAV – diz que espera que haja nomeação da mesa da AN para marcar eleições presidenciais e para formar o Governo.

Não deveria Vaz, como Presidente e com o grau de influência que, naturalmente, detém, exigir que os contestatários – por acaso são os mesmos que despoletaram a crise política anterior e com beneplácito daquele, ou talvez seja isso mesmo… – acolhessem democraticamente, o resultado da eleição que reflecte o voto do eleitorado? É assim a Democracia.

Estes atrasos já começa a agastar a ONU e a CEDEAO levando-os a estarem impacientes e a exigirem não só a nomeação do Governo, que já deveria ter sido efectuada, independentemente do que se passa na AN, como a marcação das eleições presidenciais (Agência LUSA).

Já agora qual – se é que alguma vez existiu – o grau de influência da CPLP para a resolução – ou tentativa de resolução – desta (nada) anómala situação política? Até lá os Bissau-guineenses mantêm-se sem Governo e sem perspectivas de (bom) futuro.

5. Finalmente, na passada quarta-feira (8.05.2019) ocorreram as eleições legislativas e presidenciais na África do Sul.

Como se previa, e apesar de haver alegadas violações e fraudes eleitorais – ocorreram 4 detenções por causas destas alegadas fraudes (JM-Madeira) – e, principalmente, da acentuada abstenção (cerca de 30% a 35%, segundo alguns media), em particular entre os eleitores abaixo dos 30 anos (Jornal de Angola) o ANC e Cyril Ramaphosa venceram as eleições, com 57,51& dos votos, a maior queda eleitoral, em termos legislativos – em 2016, nas eleições locais e face aos escândalos sob a presidência de Jacob Zuma (2009/2018), o ANC só obteve 54% dos votos…

Segundo o portal da BusinessTech South Africa, a Aliança Democrática (Democratic Alliance – DA)viu reduzida a sua influência nacional de 22,2% para 20,76% – ainda que na província de Western Cape obtivesse 55,45% e na diáspora onde conseguiu 74,5% (as únicas que o ANC não venceu, tendo ficado em segundo com respectivamente, 28,64% e 10,83%) – o Economic Freedom Fighters (EFF), de Julius Malema, claramente o principal vencedor, ao passar de 6,35% para 10,79% e, finalmente, o Inkhata Freedom Party (IFP) quase desaparecia do mapa eleitoral, ao obter somente 3,38% face aos – de notar que a única província onde os radicais da EFF conseguiram obter votos significativos foi na de KwaZulu Natal, onde ficaram em segundo com 16,34%. Quem também se pode dizer que emerge como um dos vencedores das eleições sul-africanas, terá sido o Freedom Front Plus (FF+ ou Vryheidsfront Plus VF+) que obteve 2,38% votos escrutinados e é já a quinta força política nacional.

Face a estes resultados, o ANC e Ramaphosa vão ter de modificar muito da sua política interna se quiser conseguir governar o País até ao final da legislatura que deverá iniciar no final de Maio. Não esquecer que há um elevado número de desempregados jovens, não esquecer que durante a campanha, face ao radicalismo xenófobo do EFF contra, nomeadamente, nigerianos, e porque a facção pró-Zuma ainda é muito activa no seio do ANC.

6. Como referi anteriormente em Democracia representativa a voz do Povo deve ser ouvida com atenção. Tchizé, Gnassingbé, José Mário Vaz e Ramaphosa deveriam tê-la bem presente. A voz forte do voto popular, e principalmente para os 3 primeiros, é manifestamente mais forte do que todas as iniciativas contrárias ao bom-senso popular. O Povo é soberano e sabe sempre elevar bem alto, quando precisa, a sua voz…

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e investigação para Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading