Eugénio Costa AlmeidaOpinião

Reflexões 8: “pra-já” um “Kandandu” ao “comboio turístico”, mas…

1. O zoólogo austríaco e Nobel de Medicina, Konrad Zacharias Lorenz (1903-1989) afirmava estar convencido de ter sido descoberto o elo perdido entre a animais e o Homem civilizado: éramos nós!!

De facto, só a nossa habitual cupidez de mostrar o que, na realidade, não somos, é que pode fazer com que cérebros iluminados, mas pouco civilizados, segundo o matutino português Público – e que o Vivências Press News (VPN) citando o jornal Kandandu também faz referência e que ainda nada vi, ao fim de quase um ia, desmentido da parte nacional – podem mandar fazer parar a circulação, por 11 – leia-se, e repita-se, ONZE – dias, do Caminho e Ferro de Benguela (CFB), entre “26 de Julho e 6 de Agosto” (???), para que um comboio turístico circule, livremente, pelos 1340 km da linha Lobito-Luau. 

Uma nota que ressalva do texto do Público. Como o comboio chegou ao Lobito no passado dia 30 de Julho, não se compreende esta paragem até à próxima terça-feira, 6 de Agosto. Será por causa do regresso? e até lá, e enquanto estiver no Lobito, a circulação não poderia ser efectuada? ou as datas do Público estão erradas ou a falta de reconhecimento profissional dos nossos cantoneiros, sobretudo entre as equipas de manutenção chinesas – desculpem, mas ainda não foram formadas equipas nacionais de manutenção ao fim destes anos todos? –, que surge descrito no texto, por parte da administração, é tão grande que nem quiseram arriscar? Algo vai muito mal no “nosso reino dinamarquês”…

Resumindo, circulou um comboio particular, da empresa sul-africana Rovos Rail, em detrimento de circulação férrea nacional – como o texto é omisso, presumo que devem ter mandado parra toda a circulação férrea: quer a de mercadorias, quer a de passageiros –; mandar encerrar à circulação habitual a maior linha férrea nacional, não cabe na cabeça de ninguém.

Coube, pelos vistos, aos tais iluminados que, provavelmente, nunca fizeram a travessia férrea do CFB. Eu também nunca fiz, nem antes, nem depois da linha ter sido reabilitada. Mas tenho a certeza que os chineses – que podem ser muita coisa, mas estúpidos não são –, e apesar da linha ser “via única” – penso que é assim que se define uma linha não dupla, como é o nosso caso – e na maioria da extensão de todas as nossas linhas férreas –, nas estações. pelo menos nestas, e, talvez em alguns apeadeiros, devem ter sido colocadas vias duplas, não só para permitir a circulação simultânea de, pelo menos, dois comboios em sentidos contrários, como, também, isso deve ter sido feito em certas zonas do percurso.

Ainda assim, sabe-se, infelizmente, que tem havido acidentes ferroviários nas linhas do CFB, mas…

Mas como se pode aceitar que circulação ferroviária tenha sido posta em causa pelo facto de estar a circular um comboio turístico, particular, pago a peso de ouro pelos turistas? Já agora, será que a emprega turística que contratou o comboio em Dar-es-Salam pagou por usar a linha férrea nacional, ou, até isso lhes foi “ofertado”? Só por curiosidade…

Queremos turistas no País. Angola tem potencialidades enormes par desenvolver quer o turismo rico, como o turismo de massas. Mas sejamos civilizados e não, absurdamente, pacóvios e aquilo que alguns, nomeadamente os nossos irmãos da outra margem – cada vez, politicamente, menos irmãos – persistem em ser: copiadores do que acham que os outros dizem ou fazem, porque estes é que são melhores.

Não! Nós somos tão bons ou melhores que os outros. Temos de ser nós próprios e não o elo perdido!

2. Um enorme kandandu ao grupo Vivências Press, de que faz parte o VPN, pelo lançamento, no passado dia 26 de Julho, do jornal Kandandu, que, infelizmente por estar fora de Lisboa, não pude assistir ao vivo. Ao Armindo Laureano e a toda a equipa os meus parabéns e votos que tenha tanto êxito como está a ter o VPN! Kandandu e Twapandula meus Kambas!

3. Abel Chivukuvuku fez, hoje, a apresentação e entrega no Tribunal Constitucional do seu novo projecto político: o Partido do Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA) que, segundo o seu mentor tem por objectivos “despertar consciências, sacudir amarras e rejeitar definitivamente o passado, caracterizado por décadas de sofrimento, de pobreza e de indigência…décadas de expectativas geladas e de sonhos nunca realizados, de governação anti-patriótica, insensível, incompetente e corrupta, bem como considera ter chegado a hora para uma urgente reforma constitucional e do modelo de Estado, uma só pessoa a mandar em 28/29 milhões de angolanos isso é do passado, não pode continuar”.

* Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e investigação para Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado


Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading