DestaquesMundo

Reino Unido: Theresa May ordena a expulsão de 23 diplomatas russos

Theresa May, primeira-ministra britânica, ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos no Reino Unido como medida de retaliação a Moscovo. Londres suspeita do envolvimento de autoridades russas no ataque dirigido a Sergei Skripal, o ex-espião russo que vendeu vários segredos do Estado russo ao MI6, incluindo a identidade de outros espiões russos que operavam em território europeu.

Todos os contactos de alto nível entre autoridades britânicas e russas foram também cancelados, incluindo uma visita do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ao Reino Unido. A presença de ministros ou membros da família real no Mundial de futebol deste ano, que tem lugar na Rússia, foi também cancelada.

Sergei Skripal e a filha, Yulia Skripal, foram vítimas de uma tentativa de homicídio em Wiltshire, Reino Unido, e encontram-se ambos em estado crítico. Os dois foram expostos à mesma substância tóxica, um composto químico que afecta o sistema nervoso. O ataque ocorreu a 7 de março e seguiram-se várias semanas de expectativas, com trocas de acusações entre Londres e Moscovo.

Esta quarta-feira, no Parlamento, May não teve dúvidas:

“Não há outro caminho que não concluir que a Rússia é culpada do crime de homicídio na forma tentada contra Sergei e Yulia Skripal, e por atentarem contra a vida de outros cidadãos britânicos”, acusou a primeira-ministra britânica. “Este não é apenas um acto contra Sergei e Yulia Skripal e contra o Reino Unido mas também uma afronta à proibição da utilização de armas químicas”, afirmou a primeira-ministra britânica, no Parlamento. ” Têm uma semana para sair”.

Os 23 diplomatas russos foram considerados “agentes de informação não declarados”. É a maior medida do género tomada por Londres nos últimos 30 anos.

Theresa May tinha definido um prazo até à meia-noite desta terça-feira para que a Rússia explicasse o seu alegado envolvimento no caso. O agente químico utilizado contra Sergei e Yulia Skripal é um tipo de agente nervoso que faz parte da série Novichok, produzida na antiga União Soviética durante as décadas de 1970 e 1980.

A primeira-ministra britânica pediu ainda uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para dar conta aos respectivos membros, entre os quais a Rússia, da investigação em curso.

“Nas últimas vinte e quatro horas, falei com o Presidente Trump, a Chanceler Merkel e o Presidente Macron. Concordámos em cooperar activamente para responder a este acto bárbaro e defender a ordem internacional respeitando regras que a Rússia procura minar. Também falarei com outros aliados e parceiros nos próximos dias. Também registo as fortes expressões de apoio da NATO e dos parceiros de toda a União Europeia”, afirmou May.

Fonte: Observador .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading