Cronistas

Remover os entraves à democratização

A superação da grave situação económica e social de Angola passa obrigatoriamente pela democratização da vida nacional.

É tarefa bastante difícil e terá de ser um combate de todos os dias porque estão enraizados perniciosos conceitos e hábitos de que vários analistas têm falado frequentemente e eu próprio (vejam-se, por exemplo, algumas das crónicas desta secção).

Vale a pena recordar alguns dos entraves à democratização:

  1. na condução do país está um partido, o MPLA,  que, na Independência, instaurou uma ditadura que durou vários anos e, mesmo após a instauração dum regime pluripartidário, manteve a sua concepção de partido-estado, assumindo o controlo da vida nacional em todos os seus aspectos, sujeitando os cidadãos a uma situação de submissão ao poder; ainda mantém essa concepcção e modo de estar
  2. esta atitude enraizou-se nas práticas do estado, originando uma postura de servilismo em substancial parte da população angolana
  3. o actual quadro constitucional favorece a continuação da situação acima evocada
  4. os serviços públicos e os órgãos judiciais e de segurança – sendo fundamentais para o bom funcionamento democrático da sociedade – não têm a necessária confiança das populações, devido ao seu desempenho, em geral.
  5. a sociedade civil é ainda pouco actuante, seja pelas diversas coacções que tem sofrido, seja por debilidades próprias.

A actual presidência, saída das eleições de Agosto passado, vem mostrando estar consciente da grave situação do país e querer imprimir um novo rumo à governação. Contudo, a resolução dos actuais problemas e a construção de bases sólidas para o desenvolvimento económico e social de Angola requer a participação empenhada dos cidadãos e, portanto, uma enorme mobilização de inteligências e vontades.

Para tal se conseguir, é necessário remover os entraves que existem à democratização da vida nacional. Cabe ao sector político e à sociedade civil agirem nesse sentido. Parece-me fundamental o seguinte:

  1. as instâncias do poder devem ter uma atitude de partilha com a oposição e a sociedade (algo que timidamente já se manifesta): na apresentação de problemas, na sua discussão, na procura de soluções.
  2. o aparelho de estado deve ser despartidarizado (não vale a pena iludir esse facto: até agora, os altos cargos administrativos só são exercidos por membros do MPLA; basta lembrar o caso dos governadores de província, entre muitos outros; os sucessos em carreiras profissionais e iniciativas empresariais dependem muito da pertença ao partido no poder)
  3. o funcionamento e comportamento dos órgãos judiciais e de segurança deve estar  à altura da sua responsabilidade num estado de direito
  4. é necessária a revisão da Constituição com vistas à instauração da clara separação dos três poderes: o executivo, o legislativo e o judicial
  5. a instauração do poder local através de eleições autárquicas e outros mecanismos, deve fazer-se ainda dentro desta legislatura (felizmente que há sinais nesse sentido)
  6. cada sector da sociedade deve saber conquistar autonomia em relação ao poder político e este deve respeitar essa autonomia; só assim é que pode haver pensamento diverso e a afirmação dos vários interesses sectoriais no quadro dum todo que é constituído pelo interesse nacional
  7. é necessária maior intervenção da sociedade civil na vida nacional através de debates sectoriais e gerais, diligências junto do poder, criação de associações de diversos tipos, comunicação social especializada.

A atitude do presidente João Lourenço quanto à democratização do país será fundamental para o seu impulso e modo de se processar, quer pelos poderes que a Constituição lhe confere, quer pelo modo como os está exercendo, mas, dadas as expectativas que criou, há o risco já visível de se cair no perigoso culto da personalidade (recordo as observações, acima feitas, sobre uma parte significativa da sociedade angolana padecer de servilismo ao poder).

A questão da democratização em Angola – tão necessária para uma efectiva mudança –  é assunto de todos, desde as gentes do campo político ao económico e cultural; desde as gentes dos bairros luxuosos às dos bairros populares. A necessidade de democratização da vida do país a todos convoca: empresários, trabalhadores, estudantes, professores, agricultores, intelectuais. E não se compadece com bajulices; requer reflexão e vontade de agir.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading