Notícias

Risco Político de Angola é Severo e nada faz crer que vá melhorar

“Os problemas de há um ano continuam a ser exactamente os mesmos, como a dependência do petróleo, a falta de infraestruturas, a depreciação da moeda nacional, as lacunas na regulação, a corrupção e a falta de mão-de-obra qualificada, portanto a nossa avaliação do risco político é Severo e nenhum indicador permite dizer que as coisas vão melhorar no curto prazo”, disse Pedro Pinheiro.

Para esta corretora de seguros especializada em risco político, Angola continua a ser um mercado “muito importante para Portugal por causa do investimento que continua a ser feito” pelas empresas, nomeadamente no setor da construção, apesar das dificuldades no expatriamento de capitais.

“A dificuldade existe quase a 100%, e não está a diminuir, continuamos a ter muitos problemas em expatriar o dinheiro que é gerado em Angola e que os empresários querem enviar para Portugal”, disse à Lusa, lamentando a falta de resposta do setor privado nesta área.

“Lamentavelmente os privados não estão a dar o suporte necessário para que o risco possa ser transferido para o mercado, sobretudo no que concerne ao risco de transferência de divisas”, explicou Pedro Pinheiro.

“Este é o risco mais premente e o mais sentido pelas empresas”, mas as seguradoras não conseguem dar resposta, afirma o diretor nacional do departamento da AON.

Pedro Pinheiro reconhece que o novo Governo está a tentar mostrar passos concretos na eliminação dos entraves que bloqueiam o crescimento e a diversificação económicas em Angola, mas salienta que mudar a economia de um país demora tempo.

“Para já, o mercado quer antecipar tendências, e o que pensa sobre Angola é que continua a ser obviamente um país dependente do petróleo; o Governo tenta investir para desalavancar esse setor, adotando incentivos fiscais para que empresas de setores diferenciados comecem a investir mais, mas o problema é que estas políticas demoram muito tempo a dar resultado”, concluiu o responsável.

No mais recente Mapa de Risco Político, a AON afirma que “apesar de as eleições terem reduzido o nível de violência política, os riscos económicos aumentaram devido à diminuição das receitas petrolíferas” no seguimento da crise de 2014.

“Angola ainda sofre de instabilidade política e violência esporádica e os riscos regulatórios e legais continuam muito altos devido à corrupção, nepotismo, burocracia e uma falta generalizada de mão-de-obra qualificada”, lê-se no relatório, que considera o ambiente empresarial “extremamente desafiante” e classifica de “muito alto” o risco de interferência política na economia “por causa da má qualidade da governação e da fraca regulação”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading