ComunidadesCultura

Roma coroa “poeta e pai da independência angolana”

O poeta e pai da independência angolana, Agostinho Neto,
será um dos quatro autores a ser homenageado durante o
13.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
(AIL), que decorrerá em Roma, na Universidade Sapienza,
entre os dias 20 e 24 de Julho de 2020, reunindo centenas de
especialistas de todo o mundo.

A decisão de homenagear Agostinho Neto, aliada à escolha da Sapienza como sede do 13.º congresso da AIL em 2020, foi tomada por ocasião da Assembleia Geral do 12.º Congresso, e pretende, depois dos congressos
em Cabo Verde e em Macau, levar de volta à Europa onde se encontra o maior e mais representativo conjunto de pesquisadores no âmbito da língua, das literaturas e culturas de expressão portuguesa.

A Sapienza, que é a segunda maior Universidade do mundo em termos de população estudantil, só superada pela Universidade Autónoma do México, e ocupa um lugar de destaque em todos os rankings internacionais, vai juntar pessoas vindas de vários países, no intuito de fortalecer a presença dos estudos lusófonos, não apenas na Itália, mas em toda a Europa.

A Comissão Executiva do congresso, liderada pelo Presidente da AIL, Roberto Vecchi (da Universidade de Bolonha), e do Secretário-geral Vincenzo Russo (da Universidade de Milão), vai contar com a presença de Giorgio de Marchis (Universidade de Roma Tre).

De acordo com o Director da Cátedra “Agostinho Neto” da Universidade Roma Tre, Professor Giorgio de Marchis, além dos brasileiros Sérgio Buarque de Hollanda e Murilo Mendes, do português Eduardo Lourenço e da moçambicana Bertina Lopes, o poeta angolano estará entre os autores a homenagear.

“Integrando a Comissão Executiva do Congresso, é com muito prazer que posso informar que Agostinho Neto será um dos quatro autores homenageados nesta edição. Trata-se de figuras que tiveram e tem todas uma relação muito estreita com a cidade de Roma”, disse.

Giorgio de Marchis acrescentou: “a decisão da Comissão Executiva, escolhendo a figura de Agostinho Neto, pretende homenagear um grande escritor, político e intelectual angolano, no cinquentenário do encontro em Roma com o Papa Paolo VI. A existência nesta cidade da Cátedra ‘Agostinho Neto’ confirma, de resto, os profundos laços que ligam Roma à figura de Agostinho Neto”.

Conforme o programa do evento, a homenagem acontecerá no quarto dia do congresso (23 de julho) e, como expectativa da organização, espera-se que a participação de especialistas angolanos seja ampla em termos quantitativos.

“Não há dúvida que o será em termos qualitativos. Como Coordenador da Cátedra ‘Agostinho Neto’ da Universidade de Roma Tre, colaborarei com grande empenho na organização desta homenagem. Entretanto, reitero o convite aos angolanos para marcarem presença para que a homenagem a Agostinho Neto tenha o impacto esperado também em Angola”, afirmou Giorgio de Marchis a partir de Roma.

Fundada em Poitiers, em 1984, pelo lusitanista R. A. Lawton (Universidade de Poitiers), a AIL tem por objecto, segundo os seus Estatutos, fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as actas, preparar e publicar a revista Veredas, além de colaborar com instituições nacionais e internacionais.

Com sede na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, a AIL promove o encontro de culturas entre os países e povos falantes da língua portuguesa e explora a diversidade que ela encerra.

Cátedra em Roma Tre

Em 2014, foi rubricado um acordo de cooperação entre a Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), a União dos Escritores Angolanos (UEA) e a Universidade Roma de Tre, que prevê o ensino da literatura e da cultura de Angola nos cursos do Departamento de Língua, Literatura e Cultura Estrangeira da referida universidade italiana.

O acordo que permitiu a criação da Cátedra “Agostinho Neto” que, pela primeira vez numa universidade italiana, está a ser integralmente dedicada ao ensino da Literatura e da Cultura de Angola, conforme palavras do seu coordenador, Giorgio de Marchis.

“Aproveito informar que na primeira quinzena de Maio acabou o V curso livre de Cultura Angolana que, ao abrigo da Cátedra “Agostinho Neto” e com o imprescindível apoio da UEA e da FAAN, decorreu na Universidade de Roma Tre. Este ano o seminário foi ministrado pela Professora Ana Clara Guerra Marques, e também contou com a participação da Docente Egídia Souto, da Universidade Sorbonne Nouvelle, e de vários especialistas italianos. Foi realmente um sucesso”, salientou.

Por força do acordo, as três instituições comprometem-se a desenvolver iniciativas e actividades que possam contribuir para o reforço dos programas de ensino da Língua, da Literatura e da Cultura angolanas na Itália.

Fonte: O País

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading