Roman Abramovich obtém nacionalidade israelita

kalola Store

O bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea, tornou-se cidadão israelita e deve mudar-se para Telavive, onde comprou uma propriedade, informou a imprensa local nesta segunda-feira, 28 de Maio.

O visto de Abramovich para o Reino Unido expirou há um mês, e as autoridades britânicas ainda não o renovaram.

Abramovich, de 51 anos, é considerado um dos homens mais ricos do Reino Unido desde que comprou o Chelsea, em 2003. Diante da demora na renovação do seu visto, o bilionário, que é judeu, teria entrado com o pedido para se tornar cidadão israelita.

Segundo o site do jornal israelita Yedioth Aharonoth, Abramovich chegou a Telavive nesta segunda-feira para pegar os documentos. A televisão israelita confirmou a concessão da cidadania. Segundo uma porta-voz do Ministério do Interior de Israel, o bilionário entrou com o pedido na embaixada de Israel em Moscovo.

Israel concede a cidadania para qualquer judeu que desejar se mudar para o país, e o passaporte costuma ser emitido logo após o pedido. Os cidadãos israelitas podem entrar no Reino Unido sem visto para estadas curtas, mas precisam de um visto para trabalhar no país.

Ainda não se sabe se o visto do bilionário foi rejeitado pelas autoridades britânicas nem se a demora na renovação está ligada à mudança na política de concessão de vistos. As autoridades britânicas não comentam o assunto.

A ausência do oligarca na final da Taça da Inglaterra, vencida pelo Chelsea no sábado passado, não passou despercebida.

O Reino Unido endureceu a política de concessão de vistos a oligarcas russos após o envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal na Inglaterra, em Março. O governo britânico acusa Moscovo pelo ataque. O Kremlin, no entanto, nega as acusações.

Fonte: DW

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.