ComunidadesDestaques

Rúbio Praia apresenta “Balumuka” na Casa de Angola em Portugal

No âmbito das comemorações do Dia da Cultura Nacional, o jornalista e autor angolano, Rúbio Praia, apresenta nesta terça-feira, 8 de Janeiro, às 18 horas, na Casa de Angola em Lisboa, o seu mais recente livro de crónicas intitulado”Balumuka”.

Para Rúbio Praia, “Balumuka” é uma “compilação de crónicas jornalísticas e literárias que versam sobre a proliferação de igrejas, a fuga à paternidade, o analfabetismo, a educação enquanto processo de formação integral do homem, e outros temas actuais da sociedade angolana e do mundo”.

O livro editado pela Colibri apresenta, em 165 páginas e 31 textos, crónicas jornalísticas, onde o autor escolhe a cidade de Luanda como o epicentro dos acontecimentos. “Balumuka” que foi lançado em Luanda, em Junho de 2016, chega a Lisboa no âmbito de uma parceria entre o autor e a Vivências Editores.

“Estar hoje aqui em Lisboa representa a possibilidade de partilhar este trabalho com os leitores. Portugal, para além de ser um dos pólos de expansão de autores e escritores da lusofonia, é também um país com uma comunidade angolana bastante representativa e que ‘merece’ receber esta proposta literária”, afirmou Rúbio Praia.

A Vivências Editores realça também a parceria cultural que vem mantendo com a Casa de Angola em Portugal, bem como os vários projectos em carteira para o presente ano.

“A Casa de Angola em Portugal é um espaço extraordinário para difundir a cultura angolana e, sobretudo, fortalecer as redes de afecto e colaboração que existem entre autores e instituições de Angola e Portugal. Acho importante, interessante e bastante reveladora esta presença cultural angolana em Portugal”, disse Armindo Laureano da Vivências Editores.

Destacando também a necessidade de criação de “novas dinâmicas culturais”, e a circulação de autores e títulos no espaço lusófono.

“É preciso que se criem novas dinâmicas literárias, que se estimule este cruzar de culturas e geografias. Fazer com que a literatura seja o ponto de partida para outras manifestações culturais. Há uma nova geração de autores como Wylsony dos Santos, Karen Pacheco, Márcio Roberto , Edy Lobo, Nádia Tavares que temos muito prazer e orgulho em divulgar aqui em Portugal, uns na nossa qualidade de editores e outros como promotores”, concluiu.

Rúbio Praia tem também programado um encontro com autores angolanos em Portugal e estudantes de ciências da comunicação.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading