Rui Rio anuncia “estrada aberta” com Angola

Líder do PSD anuncia nova fase de cooperação depois de reunião com João Lourenço.
Rui Rio conseguiu pôr água na fervura entre Angola e Portugal. Esta quinta-feira, depois do encontro com o presidente angolano, João Lourenço, em Luanda, o líder do PSD afirmou que entre os dois países existe agora uma “estrada aberta” pela frente.
O líder do maior partido da oposição portuguesa revelou que o divórcio entre os dois países, provocado pelo processo judicial em Lisboa contra o ex-vice-presidente da República angolano Manuel Vicente, está ultrapassado: “Isso é aquilo que todos nós desejamos.
Estão criadas as condições para uma nova fase de cooperação que tem já muitos anos”. O presidente social-democrata também esteve reunido com o líder do MPLA e ex-chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos. Segundo Rio, estas reuniões serviram para “estreitar as relações historicamente muito boas entre o PSD e MPLA”.
E desvalorizou o facto de ter sido recebido antes do primeiro-ministro, António Costa: “A minha deslocação está pensada há bastante tempo, desde que sou presidente do partido. Houve a oportunidade de o fazer agora”. Costa também deverá deslocar-se a Angola em breve, mas ainda não há datas.
O chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, confessou que a visita “já poderia ter tido lugar”, se não fosse o caso do ex-vice-presidente angolano. Mas com a transferência do processo para Luanda, “agora o mais importante é normalizar as relações luso-angolanas”.
Fonte: CM