DestaquesMundo

Rússia pede informações a Portugal sobre “pirata informático” Rui Pinto

A Rússia enviou um juiz e um procurador a Portugal para interrogarem Rui Pinto, suspeito de furtar os mails do Benfica, mas não vão ter acesso aos seus segredos.

O Ministério Público de Portugal aceita cumprir apenas parte da carta rogatória. As perguntas podem ser feitas pelas autoridades portuguesas, mas os ficheiros não podem ser consultados.

O que a Rússia quer é claro: apanhar Rui Pinto, chegar aos seus segredos e perceber se foi ele quem denunciou esquemas de corrupção que atingem o governo russo. Querem imputar-lhe crimes e não pretendem a sua colaboração, como foi já pedido pelas autoridades francesas, belgas e holandesas.

Uma das situações em causa foram documentos revelados pela Football Leaks, que agora se sabe, eram obtidos pelo português que usava o nome John e que mostram que o Governo russo injectou 1,65 mil milhões de euros em três clubes daquele país: Zenit, Lokomotiv e Dínamo. Foi nos últimos cinco anos, em forma de patrocínios camuflados, numa violação clara das regras de fair play financeiro.

A investigação do jornal “The Black Sea”, que era baseada em balanços contabilísticos e trocas de documentação entre clubes russos e a UEFA, revela ainda que o comité de controlo financeiro da UEFA encobriu este esquema durante os anos que antecederam o Campeonato do Mundo de 2018. Com isso, conseguiram também subir no ranking da UEFA e colocar mais uma equipa na Champions.

Poderá também ter sido através de esquemas criminosos que conseguiram realizar o Mundial naquele país.

A carta rogatória dos russos poderá imputar a Rui Pinto crimes de espionagem que não estão configurados na lei portuguesa. Se assim for e se não houver uma garantia forte de que o pirata informático português terá um julgamento justo, nunca será extraditado para solo russo.

Também nem sequer é líquido que tudo o que os russos querem saber lhe seja perguntado. A Polícia Judiciária portuguesa (PJ) é que lidera a inquirição.

Fonte : CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading