Notícias

Rússia restabelece contacto com satélite angolano Angosat-1

A Rússia conseguiu restabelecer contato com o primeiro satélite de telecomunicações angolano Angosat-1, depois de a conexão ter sido perdida na quarta-feira, anunciou esta sexta-feira o construtor do dispositivo.

“Os especialistas da Energia RSC receberam os dados da telemetria do Angosat. Eles mostram que os parâmetros dos sistemas de bordo do aparelho estão normais”, anunciou a empresa russa espacial Energia num comunicado.

O satélite, que teve um custo estimado em 280 milhões de dólares (233,6 milhões de euros), foi lançado com sucesso na terça-feira no Cosmódromo de Baikunur, no Cazaquistão. Entretanto, os especialistas russos tinham perdido contato com o satélite depois de entrar em órbita, aumentando os temores de outro revés para este setor estratégico, um mês depois da perda de outro dispositivo. Angola e a Rússia acordaram em 2009 lançar o Angosat-1, cuja missão de 15 anos é melhorar as comunicações por satélite, o acesso à internet e os serviços de rádio e televisão em África.

Cerca de 50 engenheiros angolanos receberam formação, nomeadamente no Brasil, China e Japão.

A Rússia deve supervisionar o funcionamento do satélite a partir de um centro de controlo construído perto de Luanda. O restabelecimento do contacto com o satélite angolano é uma boa notícia para o setor espacial russo, que tem viveu vários reveses em 2015 e 2016 e baseia-se fortemente em mercados emergentes, já que propõe acesso barato ao espaço.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading