ComunidadesMundo

São Tomé acolhe exercício militar conjunto da CPLP em setembro

São Tomé e Príncipe acolhe em setembro próximo o exercício militar conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Este será o 18.º exército da CPLP e vai chamar-se Felino 2018

São Tomé e Príncipe acolhe em setembro próximo o exercício militar conjunto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Felino 2018, disse esta segunda-feira fonte militar na capital são-tomense. “As intervenções de apoio a paz e ajuda humanitária são um enfoque das operações militares no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, disse Idalécio João, comandante da Guarda Costeira.

Para planear o Felino 2018, militares dos países da CPLP estão reunidos na capital são-tomense numa conferência de quatro dias cujos trabalhos começaram hoje. “O exercício tem como objetivo a preparação de uma força de tarefa combinada no âmbito da CPLP, para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missão de apoio a paz e ajuda humanitária sob a égide das Nações Unidas”, explicou Idalécio João.

Procurando ter como “objetivo e atividade de maior visibilidade e projeção da componente de defesa no seio da CPLP”, a edição de setembro do Felino realiza-se em duas fases , sendo “uma na carta (não inclui unidades militares no terreno) e outra com forças no terreno”, explicou, por seu lado, o tenente-coronel Sebastião Andreza que está a coordenar os trabalhos desta conferência. Segundo o oficial, esta reunião destina-se analisar aspetos que se prendem com a composição das diversas forças que vão participar no exercício de setembro e preparar documentações para serem aprovados no encontro dos Chefes de Estados-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) dos nove países membros da comunidade marcada para abril, no Brasil.

Este será o 18.º exercício militar da CPLP, cuja preparação está a decorrer na capital são-tomense com a participação das delegações de Angola, Brasil, Guiné-Equatorial, Portugal e Timor-Leste. É a segunda vez que S. Tomé e Príncipe acolhe este exercício. A primeira vez ocorreu em 2007. Angola recebe em 2019 a próxima edição, desta vez com o desdobramento das forças no terreno.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading