DestaquesMundo

São Tomé e Príncipe: O desafio do Presidente*

Apesar de ainda não termos disponíveis os resultados definitivos das eleições de 7 de outubro, há conclusão que já podemos tirar e análise que podem ser feitas.

Antes de conhecermos os números provisórios na noite eleitoral, os dois grandes partidos (MLSTP e a ADI) assumiram as suas coligações. MLSTP assumiu uma coligação pós eleitoral com a coligação PCD/MDFM-UDD e a ADI, numa tentativa desesperada, assumiu uma coligação pós eleitoral com o Movimento dos Cidadãos. Ora bem, cada um dos blocos somam respetivamente 28 e 27 deputados. Portanto, a coligação formada por MLSTP/PCD/MDFM-UDD formam a maioria absoluta no futuro parlamento nacional.
Mas, se formos analisar os resultados específicos de cada um dos dois maiores partidos, os números são claro: ADI baixa de 33 para 25 deputados, perde portanto, 24% dos deputados no seu futuro grupo parlamentar, ao contrário, MLSTP sobe de 16 para 23 deputados, isto é, engorda o seu futuro grupo parlamentar em 44%. Há claramente uma transição de 7 deputados da ADI para MLSTP.

Mais, os resultados desastrosos da ADI não se resumem as legislativas. ADI perdeu três das cinco câmara municipais que tinha (Água Grande, Lobata e Lembá). Em suma, se é verdade que ADI fez uma extraordinária e espectacular campanha, tendo em conta os meios materiais, financeiros e especialistas em marketing e comunicação que dispunha, não é menos verdade que os resultados eleitorais foram espectacularmente desastrosos. Como diz o líder da ADI, e eu o acompanho na análise que fez dos resultados, “os resultados foram maus”. Reconheço que ainda é cedo para uma análise mais aprofundada acerca das razões do mau resultado da ADI, mas a intuição diz-me que o último discurso da campanha do líder da ADI, em que este foi deselegante para com o líder do MLSTP, teve reflexos na decisão dos eleitores. O líder da ADI e o futuro líder da oposição pagou caro a forma desrespeitosa e arrogante como tratou o líder do MLSTP e o futuro primeiro ministro.

Os resultados destas eleições mostram que é vontade dos santomenses eleitores terem um governo formado por uma coligação MLSTP/PCD/MDFM-UDD. Para ser sincero, não era esta a minha vontade.

Mas, por razões diferentes das minhas, tenho dúvidas que seja essa a vontade do Presidente da República. Com estes resultados, o Presidente da República tem a vida facilitada, mas, por outro lado, está perante um enorme desafio. O desafio de ser firme e convencer o seu partido – ADI – que não dispõe de condições necessárias para liderar um governo estável. Obviamente, o Presidente sofrerá pressões da parte da ADI. Mas, o Presidente da República foi eleito para, acima de tudo, defender os interesses do país e não os interesses partidários.

* Análise de Leoter Viegas, cidadão luso-santomense, residente em Ponta Delgada, nos Açores. É vice-presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA).

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading