Eugénio Costa AlmeidaOpinião

São Tomé tentativa de golpe ou intentona?

Fomos hoje acordados com uma notícia da portuguesa Agência LUSA – e que o Vivências faz eco e que, segundo o portal da secção africana da rádio Deutsche Welle (DW), terá ocorrido no passado dia 20 de Junho – de uma eventual tentativa de subversão da ordem constitucional em São Tomé e Príncipe (STP), em princípio, contra o primeiro-ministro Patrice Trovoada, visando a eventual eliminação física deste.

O produto desta eventual tentativa resultou em duas detenções. Um antigo ministro e um sargento das Forças Armadas.

Se fosse caso virgem nas maravilhosas ilhas equatorianas poderia ser surpresa. Mas sabe-se que não só não é caso virgem, como, parece, ser este o período o ideal para estas tentativas de alteração da ordem constitucional.

Recordemos que em a 16 de Julho de 2003, houve uma eventual tentativa ou putsch contra o então presidente Fradique de Menezes, levada a efeito por um grupo de militares liderado por um tal major Fernando Pereira (sobre este caso, vejam um artigo que publiquei no extinto Jornal Lusófono, intitulado «O “Putsch” de STP e a emergência de estados directores» – http://www.elcalmeida.net/content/view/138/46/) e que pôs a nu, não só as disputas geopolíticas entre Angola e Nigéria, como as fragilidades do sistema político santomense e da credibilidade da tentativa de golpe.

Agora, não se sabe se a tal tentativa de “subversão da ordem constitucional” tem por base questões meramente políticas ou, haverá, como em 2003, interesses externos mais profundos.

Note-se que, ainda recentemente, um analista santomense, Adelino Cassandra, numa entrevista à DW e fazendo eco de outras vozes que estão de acordo com ele, acusava Patrice Trovoada de levar o País para uma ditadura.

Recordemos que há já uns meses que o Executivo de Patrice Trovoada e o seu partido – maioritário no Parlamento (Assembleia Nacional) santomense – ADI (Acção Democrática Independente) têm levado a efeito, principalmente, desde a demissão – ou esta terá sido o (verdadeiro) golpe final na ordem constitucional da maioria dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), por os deputados e o Executivo da ADI não terem gostado que um acórdão do STJ tenha revertido um outro acórdão de um Tribunal menor que devolvia uma empresa a um angolano e antes “nacionalizada” pelo poder santomense e entregue a uma personalidade próxima da ADI.

Ora esta intromissão do Poder Executivo no Poder Judicial, no Poder Legislativo e de uma eventual pressão sobre o Presidente, está a caracterizar o trabalho do primeiro-ministro santomense – destas acusações públicas, pelo menos, não se livra.

É certo e evidente – até a própria União Africana, como a CPLP, não o aceitam nem o admitem – que qualquer alteração do sistema político, que não seja pela via constitucional, é inaceitável e inconcebível.

Mas alguém acredita que dois homens – um deputado da oposição e um subalterno militar – teriam capacidade para alterar ou subverter a ordem constitucional de um País que, ainda por cima, tem nas suas águas e território, forças armadas externas amigas, e que dependem de STP para as suas operações político-militares na região do Golfo da Guiné, iriam aceitar qualquer tentativa de “subversão da ordem constitucional”?

Que cumplicidades nacionais e estrangeiras”, como acusa Patrice Trovoada, são estas que apoiariam a tal tentativa de “subversão da ordem constitucional”?

Terá a ver com um anúncio de que o primeiro-ministro português António Costa, há 4 dias teria anunciado um adiamento da sua visita de Estado a STP – ou seja, 2 dias antes da propalada eventual tentativa da “subversão da ordem constitucional” e, simultaneamente, de um encontro (também 48 horas antes) do Presidente santomense, Evaristo Carvalho, com as forças militares e para-militares com o objetivo de constatar in loco a situação da defesa no arquipélago – ainda que já tenha confirmado que vai estar em STP a 25 e 26 de Junho?

Volto a perguntar, uma tentativa de “subversão da ordem constitucional” por duas pessoas? Um deputado e um subalterno militar? Quem, no seu perfeito juízo, acredita?

Estaremos perante um novo putsch como 2003 e uma tentativa de consolidação do poder de um político?

Uma estória já ocorrida noutras latitudes ou longitudes dentro o continente africano e que, tirando, Paul Kagamé (Ruanda), nunca teve bons resultados…

Aguardemos, pois, mais esclarecimentos, principalmente, do Presidente e do Tribunal Constitucional santomenses, sobre esta eventual tentativa de “subversão da ordem constitucional”.

A União Africana, a CPLP e, principalmente, os santomenses agradecerão esclarecimentos viáveis e clarificadores. Golpe de Estado (Coup d’État) ou Intentona? A História repete-se?

 

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e Pós-Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading