
Todos os passos do Presidente chinês em Portugal estão a ser monitorizados por imagens de três satélites em triangulação. A comitiva chinesa trouxe também tecnologia de primeira intervenção, para detecção de corpos de calor e explosivos.
Nada é descurado na segurança de Xi Jinping. No Hotel Ritz, alugado na totalidade por dois milhões de euros, nenhum português sobre ao piso de Xi Jinping.
A comitiva desloca-se em 50 viaturas oficiais, todas blindadas, que repetem o esquema usado por Barack Obama quando visitou Portugal. Os policias portuguesas só fazem escolta. E há vinte agentes chineses destacados só para proteger Xi Jinping.
Há mais de dois meses que esta visita oficial estava a ser preparada com a Polícia de Segurança Pública (PSP). Cinco oficiais portugueses foram a Pequim duas semanas, mas no regresso nem tudo foi pacífico.
Fontes policiais dizem que foi preciso a intervenção do ministro da Administração Interna para que a PSP cedesse às exigências chinesas, que pretendiam controlar todo o dispositivo de segurança, o que colocava em causa a soberania nacional.
Só para transportar a comitiva chinesa foram necessários dois aviões Boeing 747.
Fonte: CM