DestaquesMundo

Satélites vigiam passos de Xi Jinping em Lisboa

Todos os passos do Presidente chinês em Portugal estão a ser monitorizados por imagens de três satélites em triangulação. A comitiva chinesa trouxe também tecnologia de primeira intervenção, para detecção de corpos de calor e explosivos.

Nada é descurado na segurança de Xi Jinping. No Hotel Ritz, alugado na totalidade por dois milhões de euros, nenhum português sobre ao piso de Xi Jinping.

A comitiva desloca-se em 50 viaturas oficiais, todas blindadas, que repetem o esquema usado por Barack Obama quando visitou Portugal. Os policias portuguesas só fazem escolta. E há vinte agentes chineses destacados só para proteger Xi Jinping.

Há mais de dois meses que esta visita oficial estava a ser preparada com a Polícia de Segurança Pública (PSP). Cinco oficiais portugueses foram a Pequim duas semanas, mas no regresso nem tudo foi pacífico.

Fontes policiais dizem que foi preciso a intervenção do ministro da Administração Interna para que a PSP cedesse às exigências chinesas, que pretendiam controlar todo o dispositivo de segurança, o que colocava em causa a soberania nacional.

Só para transportar a comitiva chinesa foram necessários dois aviões Boeing 747.

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading