Mundo

Sauditas constroem cidade de 500 mil milhões de dólares com chuva artificial e dinossauros robô

O príncipe saudita Mohammed Bin Salman quer construir uma cidade que vai custar 500 mil milhões de dólares com características futuristas que desafiam a realidade actual, avança o The Wall Street Journal.

A publicação norte-americana cita relatórios elaborados pelas consultoras Mckinsey, Boston Consulting e Oliver Wyman, que terão dado os seus contributos para a criação da cidade.

Neom foi o nome escolhido para baptizar este mega-projecto, que deverá ser plantado no meio do deserto mas destacar-se completamente do ambiente envolvente.

A inovação vai estar presente em todos os eixos da cidade, incluindo no céu. Os relatórios das consultoras consideram a instalação de uma lua gigante artificial, que deverá ser iluminada todas as noites. No mesmo plano, considera-se a introdução de nuvens artificiais que permitam produzir chuva, ultrapassando as limitações naturais de um deserto. Ainda a cruzar os céus poderá estar um serviço de táxis-voadores.

Já as ruas terão drones a sobrevoá-las como complemento de um dos sistemas de segurança mais avançados que existem , sugerem as consultoras. Câmaras e sistemas de reconhecimento facial irão controlar todos os cidadãos constantemente.

Nas escolas, a tecnologia que se destaca são os professores holográficos, que farão parte de um “sistema de educação líder no mundo”, lê-se nos relatórios.

No que toca ao entretenimento, o objectivo é conseguir “a maior taxa de restaurantes com estrelas Michelin por habitante” do globo. Na costa, o destaque vai para a praia com areia que brilha no escuro. Mas para quem prefira um ambiente alternativo, poderá existir uma ilha inspirada no filme Jurassic Park, onde os visitantes e residentes contarão com a companhia de dinossauros robô.

A construção da cidade já havia sido anunciada por Bin Salman em 2017, numa conferência em Riade. Surgem contudo questões sobre como será financiado este projecto. Algumas pessoas envolvidas disseram que a fase inicial de planeamento já foi financiada com algum dinheiro externo.

A Neom é a peça central dos planos do príncipe saudita para modernizar o país até 2030. Um dos objectivos é diversificar a economia de forma a depender menos dos combustíveis fósseis.

Fonte: Negócios

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading