DestaquesPolítica

Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária exonerado a seu pedido

O Presidente da República exonerou nesta quinta-feira, 16, José Carlos Lopes da Silva Bettencourt, secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, a pedido do próprio, segundo revela uma nota da Casa Civil do PR a que a Vivências Press News teve acesso.

Para o lugar, João Lourenço nomeou João Manuel Bartolomeu da Cunha, antes administrador executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola-BDA.

O País enfrentou no mês passado uma crise sanitária relacionada com a morte de várias cabeças de gado, proveniente do Chade, que seria entregue faseadamente para pagar uma dívida de 100 milhões de dólares.

O Governo confirmou, a 23 de Junho, a morte de 385 bovinos de um lote de 4.351 depois de notícias divulgadas por órgãos de comunicação social e nas redes sociais que davam conta da morte dos animais por doença não identificada.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pescas, o primeiro lote de 1.167 animais chegou a Angola no mês de Março e foi instalado num centro de quarentena no Complexo da Agro-Quiminha, na província de Luanda, numa área de 140 hectares, para observação e rastreio de doenças, tendo chegado até àquela altura ao País 4.351 cabeças de gado referentes à primeira fase do processo.

Os bovinos foram observados na Quiminha por técnicos do Instituto dos Serviços de Veterinária e Instituto de Investigação Veterinária, tendo sido realizadas várias intervenções aos animais, nomeadamente a recolha de amostras de sangue e fezes para o despiste de doenças como hemoparasitoses e endoparasitoses, bem como outros testes laboratoriais.

Num comunicado de imprensa, o Ministério revelou que foram entregues 2.050 animais aos beneficiários do programa agro-pecuário que está a ser implementado no Planalto de Camabatela.

No entanto, 27 morreram durante o transporte e 358 nas fazendas destinatárias, devido a “deficiências constatadas nas infra-estruturas”, adianta o Ministério sem explicitar a causa da morte, salientando que a situação está a ser corrigida, “visando criar condições para os futuros recebimentos”.

As autoridades angolanas admitem ainda que começaram a surgir algumas doenças no centro de quarentena, sobretudo nos últimos lotes, que exigiram análises de confirmação laboratorial. As amostras (228) foram enviadas para a Namíbia, tendo 57 apresentado resultado positivo para pneumonia contagiosa dos bovinos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading