Portugal: Empresário José Récio distinguido com Medalha da Cidade de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal entregou medalhas honoríficas a um conjunto de vinte e cinco personalidades e entidades que se destacam ou destacaram de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local , ou continuadamente.

A entrega das medalhas honoríficas fazem parte do programa de comemorações do Dia de Bocage e da Cidade que se assinalam a 15 de Setembro. No corrente ano, a atribuição da Medalha de Honra da Cidade foi também atribuída ao humorista Herman José. Residente em Azeitão, Herman José é considerado por muitos como o “pai” do humor contemporâneo em Portugal e que desde 2017 assumiu a responsabilidade de ser embaixador da cidade de Setúbal .

Residente em Angola há 36 anos, o empresário português José Récio foi distinguido com medalha na classe Paz e Liberdade, pelo “papel importante no processo de paz e promoção de projectos sociais em Angola”.

José Carlos Moreira Récio nasceu em Carcavelos a 15 de Abril de 1946. Apenas com três anos de idade vai com a família para Moçambique. Ainda jovem, é em Angola que começa a desenvolver actividade empresarial no princípio da década de 80 do século passado.

Escolheu Setúbal como espaço de eleição para a sua segunda residência em território português, terra que muito diz “apreciar” e onde quer “continuar a investir”, tendo adquirido já duas quintas em Picheleiros -Azeitão, para aí desenvolver a sua intervenção na área do turismo.

Em Angola, onde desenvolve vasta actividade empresarial em vários sectores, José Récio, destaca-se pelo cunho social que imprime a cada um dos seus projectos e por ter assumido fortes princípios na orientação dos seus negócios que vão muito para lá dos meros interesses económicos.

A partir do desafio que foi feito à sua empresa para, em 1985 recuperar uma frota inoperável de autocarros de transportes públicos, José Récio foi conquistando espaço em Angola, com o seu dinamismo e preocupações sociais, transformando-se num dos mais importantes empresários a operar em Angola .

É assim que toda a actividade do grupo que dirige, baseado na empresa Tecnocarro, obedece às ideias de reabilitar e recuperar, criar emprego, envolver e fortalecer a força de trabalho local, gerando emprego e permitindo a formação e superação profissional dos trabalhadores. As preocupações sociais do grupo Tecnocarro estão patentes na construção de escolas, padarias, refeitórios, bem como programas de reabilitação, formação e inserção social.

Esta é a mais alta distinção atribuída pelo município de Setúbal. A lista de homenageados foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal de Setúbal, tendo a maioria dos nomes obtido unanimidade dos votos dos 11 vereadores.

De realçar que José Récio já foi agraciado pelo Governo português com a Comenda de Mérito, pelo seu papel no processo de paz e pela acção social com que envolve os seus projectos em Angola.

Deixe o seu comentário