ComunidadesDestaques

Portugal: Empresário José Récio distinguido com Medalha da Cidade de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal entregou medalhas honoríficas a um conjunto de vinte e cinco personalidades e entidades que se destacam ou destacaram de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local , ou continuadamente.

A entrega das medalhas honoríficas fazem parte do programa de comemorações do Dia de Bocage e da Cidade que se assinalam a 15 de Setembro. No corrente ano, a atribuição da Medalha de Honra da Cidade foi também atribuída ao humorista Herman José. Residente em Azeitão, Herman José é considerado por muitos como o “pai” do humor contemporâneo em Portugal e que desde 2017 assumiu a responsabilidade de ser embaixador da cidade de Setúbal .

Residente em Angola há 36 anos, o empresário português José Récio foi distinguido com medalha na classe Paz e Liberdade, pelo “papel importante no processo de paz e promoção de projectos sociais em Angola”.

José Carlos Moreira Récio nasceu em Carcavelos a 15 de Abril de 1946. Apenas com três anos de idade vai com a família para Moçambique. Ainda jovem, é em Angola que começa a desenvolver actividade empresarial no princípio da década de 80 do século passado.

Escolheu Setúbal como espaço de eleição para a sua segunda residência em território português, terra que muito diz “apreciar” e onde quer “continuar a investir”, tendo adquirido já duas quintas em Picheleiros -Azeitão, para aí desenvolver a sua intervenção na área do turismo.

Em Angola, onde desenvolve vasta actividade empresarial em vários sectores, José Récio, destaca-se pelo cunho social que imprime a cada um dos seus projectos e por ter assumido fortes princípios na orientação dos seus negócios que vão muito para lá dos meros interesses económicos.

A partir do desafio que foi feito à sua empresa para, em 1985 recuperar uma frota inoperável de autocarros de transportes públicos, José Récio foi conquistando espaço em Angola, com o seu dinamismo e preocupações sociais, transformando-se num dos mais importantes empresários a operar em Angola .

É assim que toda a actividade do grupo que dirige, baseado na empresa Tecnocarro, obedece às ideias de reabilitar e recuperar, criar emprego, envolver e fortalecer a força de trabalho local, gerando emprego e permitindo a formação e superação profissional dos trabalhadores. As preocupações sociais do grupo Tecnocarro estão patentes na construção de escolas, padarias, refeitórios, bem como programas de reabilitação, formação e inserção social.

Esta é a mais alta distinção atribuída pelo município de Setúbal. A lista de homenageados foi aprovada na última sessão da Câmara Municipal de Setúbal, tendo a maioria dos nomes obtido unanimidade dos votos dos 11 vereadores.

De realçar que José Récio já foi agraciado pelo Governo português com a Comenda de Mérito, pelo seu papel no processo de paz e pela acção social com que envolve os seus projectos em Angola.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading