AmbienteDestaquesMundo

Só uma forte política ambiental pode travar a perda de biodiversidade em Cabo Verde

O Governo cabo-verdiano afirmou hoje que uma política ambiental “forte” e “comprometida” pode travar a perda da biodiversidade e preservar a natureza, exortando todos os cidadãos a terem consciência sobre a importância de ecossistemas saudáveis para sua sobrevivência.

Numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente que se assinala hoje, o Governo através do Ministério do Ambiente realçou que, este ano, a efeméride vai proporcionar ao mundo uma “grande oportunidade de entendimento” sobre a agenda ambiental para a década, em que se pretende reverter esta situação dramática.

Este ano a data é celebrada com foco na biodiversidade e Cabo Verde, indicou a mesma fonte, conta com mais de sete mil espécies descritas, sendo 51% espécies marinhas e 49% terrestres, salientando que cada pessoa tem um papel a desempenhar em prol da sua preservação e valorização.

“Para além das acções concretas de conservação da natureza, há que promover, cada vez mais e através do processo educativo, mudanças de atitudes e práticas que elevam a nossa consciência ecológica e o compromisso intergeracional na preservação do ambiente”, ressaltou, afiançando que a existência de ecossistemas saudáveis depende do forte engajamento de todos com vista a manter o país na rota da sustentabilidade.

O Governo está “convicto” de que só uma política ambiental eficaz  pode  travar a perda da biodiversidade e preservar a natureza no país, reconhecendo, neste sentido, o papel central na protecção do ambiente e as parcerias úteis em prol da protecção dos espaços naturais.

Tendo em conta as características intrínsecas de um pequeno estado insular marcado pela vulnerabilidade dos ecossistemas, Cabo Verde, de acordo com o comunicado, vem implementando uma forte agenda ambiental, com a realização de vários projectos visando garantir a protecção do ambiente e salvaguarda da diversidade biológica.

A mesma fonte, avançou, por outro lado, que a Assembleia Nacional, no âmbito dessa agenda, vai receber o terceiro Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Cabo Verde para apreciação.

“Também contamos com a declaração das ilhas do Maio e do Fogo como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO ainda este ano”, refere o comunicado, informando que o Comité Consultivo Internacional para as Reservas da Biosfera (IACBR) recomendou a aprovação das referidas candidaturas, que poderão ser declaradas em Novembro deste ano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a 5 de Junho, é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo, a poluição do ar custa à economia global 5 triliões de dólares por ano, a poluição do solo pelo ozono deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.

Fonte: Inforpress

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading