Sociedade

Sonair acaba com ligação aérea entre Luanda e Houston (EUA)

A companhia aérea angolana Sonair, subsidiária do grupo petrolífero Sonangol, vai deixar de garantir a ligação entre Luanda e Houston, nos Estados Unidos da Aérica (EUA), a partir de Março deste ano, alegadamente por dificuldades financeiras.

A informação consta de uma nota, a que a agência Lusa teve oje acesso, este sábado, 12, da petrolífera norte-americana Chevron, que opera em Angola e que utiliza esta ligação aérea, referindo que o último voo Houston Express – ligação criada especificamente para as petrolíferas que operam no país – com partida de Houston está previsto para 28 de Março e o regresso de Luanda no dia seguinte.

A Chevron, que opera em Angola através da subsidiária Cabinda Gulf Oil Company (Gabgoc), garante na mesma informação que vai assegurar alternativas para o respectivo pessoal, admitindo que a decisão se justifica com “dificuldades financeiras e comerciais” vividas pela Sonair.

A decisão surge depois de a 01 de Maio de 2017, o primeiro voo Houston Express, antes exclusivo a empresas petrolíferas que operam em Angola, ter sido aberto ao público em geral, para reduzir o impacto da fraca procura, com a baixa do preço do barril do petróleo.

Uma comunicação da Sonair referia que foi concedida à companhia, pelo Departamento de Transportes do Estados Unidos da América, a autorização para a abertura parcial do voo Houston Express, desde o dia 31 de Março, com efeitos a partir de 03 de Abril. “O referido voo passou a ter um carácter semiaberto, com 80 lugares por voo, entre os 189 disponíveis, dedicados a passageiros públicos”.

Angola, juntamente com a Nigéria, lidera a lista dos maiores produtores de petróleo da África subsaariana, mas desde finais de 2014 enfrenta uma forte crise financeira, económica e cambial, devido à quebra nas receitas da exportação petrolífera.

Fonte: Lusa

One Comment

  1. Bom dia. Só para ajudar, favor melhorar o texto, tem muito erro ortográfico, principalmente no princípio do texto.
    Grato

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading