DestaquesEconomia

Sonangol com lucros de 206 milhões de euros em 2018 e com dividendos para o Estado

A petrolífera estatal angolana Sonangol fechou 2018 com um lucro consolidado de 79.977 milhões de kwanzas (206 milhões de euros), o que traduz uma subida de 190% face ao resultado de 2017.

No entanto, a produção registou uma quebra de 9%. A companhia petrolífera produziu produziu 1,47 milhões de euros de barris por dia (539,8 milhões de euros no acumulado anual), mas beneficiou da subida do preço do crude. Em base individual, o resultado foi de 260 milhões de euros, mas as perdas de outras actividades penalizaram o desempenho final .

Em 2018, o resultado operacional atingiu os 2,8 mil milhões de euros (subida homóloga de 76%), “impulsionado pelo desempenho do segmento de exploração e produção (upstream)“. O grosso do lucro apurado é para abater aos resultados transitados negativos de 321 milhões de euros, mas uma pequena parte vai como dividendo para o Estado: o equivalente a 3,5 milhões de euros.

O relatório da companhia explica a quebra de produção “pela maturidade dos reservatórios, a entrada de novos projectos de desenvolvimento com baixo desempenho, a degradação das instalações de produção e a falta de perfuração de novos poços”.

A produção de gás liquefeito (LPG) esteve igualmente em baixa, registando uma quebra de 27%. As companhias Total, Sonangol, BP e Esso representaram 75% do total da produção do petróleo angolano.

A China foi o maior importador das ramas (65%), seguida da Índia (11%).

A Sonangol é o segundo maior accionista do BCP, com 19,5%. A participação surge no balanço com perdas de 115 milhões de euros, mas em 2018 gerou um ganho cambial devido à desvalorização da moeda angolana.

Na última semana, a Sonangol voltou a reafirmar que a limpeza no sector financeiro não afectará a participação no banco português. Em Dezembro passado, o então presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, acentuou a importância estratégica do investimento no BCP.

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading