DestaquesEconomia

Sonangol foi alvo de um Ataque cibernético

A petrolífera estatal angolana Sonangol foi alvo quinta-feira de um ataque cibernético que deixou a empresa paralisada, receando-se que os “hackers” tenham tido acesso a informações privilegiadas da empresa e dos clientes.

Segundo a edição online do Novo Jornal e a agência noticiosa Angop, que citam fontes da Sonangol, as infraestruturas da Direção de Tecnologias de Informação (DTI) da Sonangol foram alvo de um ataque cibernético nas primeiras horas de quinta-feira, com a empresa a tomar, de imediato, “medidas cautelares para proteção de alvos críticos”

Segundo a Angop, entre as medidas tomadas foi o “shutdown” dos sistemas informáticos e da rede de comunicações da Sonangol, empresa que a agência Lusa está a tentar contactar.

A Angop adianta que os técnicos da empresa petrolífera angolana continuam a trabalhar no restabelecimento dos vários sistemas para que possam ser repostos os serviços críticos.

Por seu lado, o Novo Jornal Online refere que o ataque começou quarta-feira, deixando a empresa “paralisada” durante dois duas, numa altura em que Luanda acolhia a Conferência Oil & Gas 2019, terminada quinta-feira.

Segundo o Novo Jornal Online, os “hackers” terão tido acesso a informações privilegiadas de mais de 7.000 computadores da petrolífera, “deixando a empresa “desorientada” até ao final da noite de quinta-feira.

Citando fontes da Sonangol, destacando que a empresa angolana é a única que consta da lista das 100 melhores empresas do mundo, publicada pela revista britânica World Finance, em 2018, a publicação “online” indica que, até à noite de quinta-feira, os “peritos estão a trabalhar para tentar perceber a origem do ataque”.

Um outro quadro da direção citado pelo mesmo órgão garantiu que uma das maiores preocupações da petrolífera é que o ciberataque permita aos “hackers” terem em posse informações privilegiadas sobre a companhia e os seus clientes, o que, conclui o Novo Jornal Online, “poderá causar danos à reputação da empresa, bem como danos materiais, concretamente prejuízos financeiros elevados, isso em função da dimensão da Sonangol”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading