DestaquesEconomia

Sonangol reduz investimentos ao mínimo com apenas 3.600 milhões de dólares até 2020

De acordo com o documento do Governo angolano, deste mês, a petrolífera detida integralmente pelo Estado investiu, em exploração e produção de crude, refinação de combustíveis e transporte e distribuição 4.305 milhões de dólares em 2015.

Estes investimentos caíram para 2.919 milhões de dólares em 2016 e 1.536 milhões de dólares em 2017.

Para o mesmo tipo de actividades , acrescidas das operações “não core” do grupo petrolífero, a Sonangol prevê investir este ano 1.836 milhões de dólares e apenas 1.099 milhões de dólares em 2019 e 651 milhões de dólares em 2020.

De acordo com o Governo, o investimento a realizar pela Sonangol até 2020 será garantido através da combinação de fundos próprios com empréstimos, “incluindo nos mercados capitais internacionais”.

Só em operações internacionais, o grupo Sonangol conta com participações directas e indirectas na Puma Energy (27,93%), Millennium BCP (19,5%), Galp (9%) e Carlyle Energy Funds II e III (10% cada).

Os investimentos da Sonangol em Angola incluem participações em várias instituições bancárias, como o Banco Económico (39,4%), Banco Africano de Investimentos (8,5), Banco de Comércio e Indústria (1,04%), Manubito (33,3%) e Caixa Angola (25%), além de deter uma quota de 25% na UNITEL, a maior operadora de telecomunicações móveis no país .

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo