ComunidadesDestaques

Sonangol rejeita ofertas e recoloca imóveis em Setúbal e Lisboa à venda

A Sonangol rejeitou as ofertas que recebeu para os dois imóveis que pôs à venda no final de Agosto: um prédio na Avenida da República, junto ao Saldanha, em Lisboa, e um antigo convento em Setúbal, soube o Negócios junto de uma fonte ligada ao processo.

Agora, a petrolífera estatal angolana vai recolocar os dois activos à venda , acrescentou a mesma fonte, sem indicar um prazo para a nova tentativa de venda.

Pelo edifício localizado em Lisboa, a Puaça, detida a 100% pela Sonangol, recebeu seis propostas. No entanto, “nenhuma das ofertas mereceu o acordo da Sonangol”. A petrolífera angolana terá rejeitado as propostas “não só pelo mas também por questões relacionadas com os prazos para a conclusão da operação”, acrescentou a mesma fonte.

No anúncio de venda publicado a 23 de Agosto, a Sonangol indicava que o contrato-promessa de compra e venda devia ser assinado até 15 de Setembro e a escritura definitiva realizada até 31 de Dezembro.

Fonte do mercado indicou ao Negócios que “os prazos eram anormalmente curtos e, a não ser que o vendedor já tenha ‘alinhada’ alguma entidade para a compra, para qualquer outro investidor seria necessário mais tempo”.

“Os investidores estão a olhar para Lisboa, é verdade, mas são investidores sofisticados”, reforçou.

O edifício junto ao Saldanha, segundo o Jornal Económico, tem um “valor potencial de 60 milhões de euros”. O prédio apresenta uma área de 13.400 metros quadrados (m2) acima do solo e ainda mais 14.000 m2 abaixo do solo.

O imóvel foi adquirido pela Sonangol em 2009, por um valor de 38,5 milhões de euros, segundo apurou na altura o Negócios. O edifício encontrava-se ainda inacabado, após ter estado embargado durante vários anos . Mas as obras iniciadas pela petrolífera estatal angolana acabariam por ser suspensas em meados de 2015, encontrando-se o imóvel ainda por concluir.

Também a 23 de Agosto, a Sonangol, através da subsidiária Dinari-Project III, pôs à venda o antigo Convento de Brancanes, em Setúbal .

O convento, que tem uma área potencial de construção de 20 mil metros quadrados, já havia sido colocado no mercado no início deste ano , tendo na altura surgido três propostas, embora nenhuma delas fosse vinculativa . O processo acabou por ficar parado.

Desta feita, foram recebidas “quatro ou cinco ofertas “ mas, mais uma vez, a Sonangol rejeitou-as devido aos valores e aos prazos propostos pelos potenciais compradores.

O imóvel, segundo referiram especialistas do sector, terá um valor de pelo menos 4,5 milhões de euros.

A Puaça registou prejuízos de cerca de 6,3 milhões de euros no ano passado. Já a Diraniproject SGPS, que tem um capital próprio negativo de 19 milhões de euros e no exercício de 2018 registou um resultado negativo de 336 mil euros.

O objectivo da Sonangol, comunicado aos revisores de contas, é o de proceder à liquidação das empresas participadas para posterior liquidação da SGPS.

Fonte: Jornal Negócios.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading